Caixa TEM: Como funciona o aplicativo?

O Caixa TEM é o aplicativo oficial eleito para o recebimento secundário do Auxílio Emergencial ou CoronaVoucher para aqueles sem conta bancária fixa, apesar de não estar literalmente ligado ao benefício.

Trata-se de uma espécie de Conta Poupança Social Digital que apenas faz as transferências para os beneficiários e permite seu saque através das lotéricas.

Por via de regra, o processo todo de requerimento do auxílio é realizado online ou pelo aplicativo Auxílio Emergencial (AndroidiOS), mas, o pagamento pode ser recebido em conta corrente ou através do Caixa TEM.

Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 10 milhões de contas poupança sociais digitais tiveram que ser feitas nas pressas para fazer o repasse do auxílio.

No entanto, vale lembrar que só possuem o acesso ao Caixa TEM aqueles que optaram por não informar uma conta no cadastro ou realmente não a possuam.

Além disso, para ter acesso à conta criada, o pré-requisito mínimo é ser eleito para o recebimento do auxílio emergencial. Isto é: ter o benefício aprovado.

O que é o Caixa TEM?

Caixa TEM
Caixa TEM: Como funciona o aplicativo? (Foto: Reprodução da Caixa Econômica Federal)

O Caixa TEM foi uma proposta da Caixa Econômica Federal para agilizar pagamentos e transferências, mas, isso não é tudo.

Ele também foi uma tentativa de criar um aplicativo completo que desse um resumo e explicação para todos os benefícios que podem ser adquiridos através do Governo Federal, tais como:

  • Aposentadoria;
  • Seguro Desemprego;
  • Auxílio Doença;
  • Bolsa Família;
  • Licença Maternidade;
  • PIS/Pasep;
  • FGTS;
  • O próprio Auxílio Emergencial e etc.

Em épocas pandêmicas, ele serviria para ajudar os brasileiros a entender porque receberam um benefício x, mas, não o y que teriam direito em circunstâncias normais também.

Porém, com as novas atualizações e pressão em cima da Caixa Econômica Federal, ele focou-se unicamente no repasse do Auxílio Emergencial, deixando muitos ainda sem explicações ou amparo.

Por isso, ainda são relatados muitos bugs e erros ligados ao sistema, mas, funções básicas de saque e transferências não foram removidas do aplicativo.

Sendo assim, aquele que receber o benefício pelo Caixa TEM, poderá optar por transferi-lo para outra conta e saca-lo ou, se preferir, se dirigir à uma unidade lotérica.

Como o Aplicativo Funciona?

como funciona caixa tem
Caixa TEM: Como funciona o aplicativo? (Foto: Reprodução da Caixa Econômica Federal)

Primeiramente, vale lembrar que apesar das funções prometidas inicialmente no projeto do Caixa Tem, o único serviço realmente disponível no momento é o do Auxílio Emergencial.

Sendo assim, caso você ainda esteja em análise, não tenha sido aprovado ou, quem sabe nem tenha requerido a solicitação, ele não servirá para você.

Porém, se você foi aprovado, mas, não cadastrou uma conta bancária ou optou pelo Caixa Tem, vamos em frente com um passo a passo básico:

  • Inicialmente, é preciso baixar o aplicativo já disponível para Android e iOS;
  • Feito isso, digite seu CPF e crie uma senha numérica de até 6 dígitos. Este será seu acesso para conferir se o dinheiro entrou na conta ou já pode ser movimentado;
  • Por último, apenas clique no serviço que deseja utilizar. Estão disponíveis links para o pagamento de boletos, transferências e saques. Basta seguir o passo a passo disponível em cada tela.

Simples, não é mesmo?

Mas, atente: para acessar as informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências, é necessário inserir o número do seu celular e aguardar uma mensagem de texto com um código confirmação de identidade.

Sem isso, sua conta não poderá ser movimentada e, segundo outras fontes, caso o auxílio não tenha sido movimentado nos últimos 90 dias, este será integralmente recolhido pelo Governo Federal.

Como Funciona o Pagamento pelo Aplicativo?

pagamento caixa tem
Caixa TEM: Como funciona o aplicativo? (Foto: Reprodução da Caixa Econômica Federal)

Por fim, chega a dúvida final: “como o dinheiro do benefício cai na minha mão?”

Ao chegar no aplicativo Caixa Tem, esse dinheiro só pode ser movimentado de três maneiras:

  • Através de transferência para outros bancos: onde até três processos poderão ser realizados de forma gratuita;
  • Transferências de Conta Caixa para Caixa ilimitadamente; ou
  • Pagamentos de contas escaneando ou copiando a linha digitável de códigos de barras: onde é possível pagar boletos e contas de água, luz, telefone e entre outras.

Por mais que o auxílio venha para complementar a renda de autônomos em tempos de crise, MEIs e desempregados, é vero que nem todos conseguem pagar todas as suas contas com esse valor.

Sendo assim, o destino desse dinheiro é apenas para alimentação ou pagamento de contas avulsas específicas, já que outras ações foram tomadas para evitar registro de inadimplência em órgãos de Proteção ao Crédito como o SPC e SERASA.

No entanto, ainda é possível receber o valor integral desse dinheiro em mãos indo às unidades lotéricas da Caixa nas datas pré-determinadas.

Quando disponível para saque, o aplicativo do Caixa Tem emite uma notificação para aqueles que preferem fazer a retirada do dinheiro pessoalmente.

Basta se dirigir à unidade lotérica, abrir o aplicativo, fazer seu login e gerar na hora um código de saque para receber o dinheiro em mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *