CNH Social: Quem tem direito

Onde tirar a CNH Social? Essa é uma dúvida comum a milhões de pessoas de todo o Brasil, interessadas em obter a carteira de motorista gratuita. Como há muitas notícias falsas sobre o assunto circulando na internet, preparamos este post para esclarecer de vez as principais dúvidas sobre a CNH de graça. Confira!

CNH gratuita
CNH Social: Quem tem direito (Foto: Freepik)

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento pago, e como os custos são altos, muitas pessoas acabam tendo dificuldade para tirá-la. No entanto, existem alguns projetos de CNH grátis sendo realizados em determinados estados, permitindo às pessoas de baixa renda obter a habilitação sem gastar nada.

Ou seja, é possível conseguir uma CNH totalmente gratuita sim, mas não em todos os estados, pelo menos por enquanto. Ainda não existe um projeto de habilitação gratuita do governo federal, mas alguns estados têm programas específicos, chamados de CNH Social ou CNH Popular, que oferecem essa chance.

Como funciona

Os projetos de CNH Social variam de um estado para o outro, mas em geral cobrem todos os custos dos participantes na hora de tirar o cobiçado documento, incluindo as aulas de legislação e também as aulas de direção, entre outros procedimentos.

Quem quer tirar a carteira de motorista grátis precisa ficar atento para não cair em golpes que têm sido veiculados pelas redes sociais e no WhatsApp. Apenas órgãos oficiais como o Detran oferecem esse benefício em determinados estados.

CNH Popular
Aprender a dirigir requer um alto investimento (Foto: Freepik)

Por isso, você deve dar preferência às informações oficiais divulgadas por tais instituições, evitando preencher fichas de inscrição em sites desconhecidos, o que pode resultar em roubo de dados e muitos outros problemas.

A dica principal é acessar o site do Detran do seu estado e verificar se a CNH gratuita está disponível na sua região. Em São Paulo e no Rio de Janeiro não tem, até o momento. Quais estados oferecem a CNH Social? Confira alguns programas disponíveis:

Clique nos links acima para verificar se os programas ainda estão abertos e quando ocorre a próxima edição.

Quem tem direito

Quem tem direito à CNH Social? Os critérios variam de acordo com o estado, mas há alguns requisitos comuns a quase todos os programas.

Em geral, podem solicitar a carteira de motorista gratuita as pessoas que atendam aos seguintes critérios:

  • Idade mínima de 18 anos;
  • Renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
  • Desempregado há mais de um ano;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter cadastro no CadÚnico;
  • Ser beneficiário de programas sociais como o Bolsa Família ou outros;
  • Ter estudado em escola pública.

CNH Social do SEST SENAT

Além dos programas estaduais de CNH Popular, outro projeto semelhante e bastante conhecido é o programa CNH Social do SEST SENAT, instituições vinculadas à Confederação Nacional do Transporte (CNT).

carteira de motorista grátis
Milhões de brasileiros estão em busca da carteira de habilitação gratuita (Foto: Freepik)

O projeto do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte atende prioritariamente aos jovens de baixa renda interessados em se habilitar para trabalhar no setor de transporte.

No momento, as inscrições para a CNH gratuita SEST SENAT estão encerradas. Para saber mais sobre o programa acesse o site http://www.sestsenat.org.br/Paginas/cnh-social-sest-senat.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *