Coleta Seletiva de Lixo: Como pagar o boleto

A coleta seletiva de lixo é um procedimento bastante importante e que contribui para a redução dos impactos ambientais, trazendo uma série de benefícios para a população. Quer saber mais sobre esse método e como efetuar o pagamento da taxa? Basta continuar a leitura!

taxa coleta seletiva
Coleta Seletiva de Lixo: Como pagar o boleto (Foto: Freepik)

Um dos pilares do consumo sustentável, a coleta seletiva facilita o tratamento do lixo, ao exigir que os descartes sejam separados em categorias como orgânicos, recicláveis, secos e úmidos, contribuindo também para o processo de reciclagem de materiais.

Com relação à taxa de coleta seletiva de lixo, ela é cobrada em muitos municípios, principalmente naqueles em que acontece a coleta porta a porta, realizada pela prefeitura ou por empresa contratada pela administração municipal.

Como funciona a coleta seletiva

A coleta diferenciada de lixo normalmente acontece em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta convencional. Em geral, os recicláveis são colocados em contêineres distintos nas calçadas, pela população, para que sejam recolhidos pelo caminhão.

Para que ela ocorra adequadamente, é essencial que os materiais recicláveis sejam separados do lixo orgânico (restos de comida, verduras, frutas, carne etc), ou seja, a população precisa ficar atenta para não misturar esses dois tipos de resíduos.

taxa do lixo
A coleta diferenciada acontece em vários municípios (Foto: Freepik)

Na coleta seletiva, é comum separar os materiais em subcategorias como plásticos, metais, papéis e vidros, entre outras, facilitando a sua chegada às cooperativas de reciclagem, onde eles poderão ser reaproveitados adequadamente, sem poluir o ambiente.

Se for feita corretamente, a coleta de recicláveis traz ótimos resultados para a sociedade e o meio ambiente, ajudando a gerar renda para milhões de pessoas e a reduzir a poluição dos solos e rios, entre muitos outros benefícios.

Como é feita a cobrança

Como dissemos no início do texto, esse tipo de coleta é cobrado em grande parte dos municípios. A cobrança pode vir junto ao IPTU, na conta de água ou ter um boleto exclusivo para este serviço, além de outras formas, dependendo do local.

coleta de lixo
A coleta dos recicláveis ajuda a reduzir os danos ao meio ambiente (Foto: Pixabay)

O valor da taxa de coleta seletiva geralmente varia de acordo com a quantidade de vezes em que o serviço é realizado, ou seja, nos lugares onde a coleta é diária, a taxa provavelmente será maior, enquanto naqueles em que a coleta acontece uma vez por mês o custo é menor.

Caso você não saiba se essa taxa é cobrada em sua cidade ou quer maiores informações a respeito do valor do tributo, deve procurar a prefeitura municipal para solicitar maiores esclarecimentos.

Pagamento do boleto

Para pagar o boleto da coleta seletiva de lixo basta se dirigir à rede bancária credenciada ou a qualquer casa lotérica, ficando atento à data de vencimento para evitar a cobrança de juros e multas.

Além do pagamento à vista e em cota única, também é possível parcelar a taxa do lixo em algumas cidades. Verifique, no próprio boleto, quais são as condições de pagamento e se há algum tipo de desconto para quitar a taxa de uma só vez ou antecipadamente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *