Como fazer a portabilidade do celular: passo a passo

Nos últimos anos, uma excelente opção para quem usa telefone móvel ou fixo é a portabilidade. Isso porque ela permite mudar de operadora, mas com o mesmo número de telefone. Neste sentido, não é necessário que você perca os seus dados ou contatos ao mudar de operadora.

Um levantamento do IBGE apontou que, no Brasil, existem mais de 242 milhões de telefones ativos. Com mais números do que habitantes, encontrar soluções para a demanda de tantas pessoas é essencial e, por isso, a portabilidade do celular se tornou essencial para o dia a dia da população. Além disso, ela é bem mais acessível do que muitas pessoas pensam.

Sendo assim, vamos te mostrar como fazer a portabilidade do celular, em diversos operadores. Inclusive, existe um procedimento padrão para realizar o procedimento, sendo uma boa opção para quem não sabe como fazer a portabilidade. Dessa forma, confira abaixo como mudar de operador facilmente!

O que é portabilidade numérica?

A portabilidade numérica, ou popularmente conhecida portabilidade do celular, é um direito que os clientes de telefone (móvel ou fixa) têm de trocar de operadora, mas mantendo o mesmo número de telefone.

Segundo a Anatel, os critérios para portabilidade incluem DDDs iguais, além de ser o mesmo tipo de serviço: fixo para fixo ou móvel para móvel.

A portabilidade é uma excelente opção para quem está insatisfeito com os serviços de sua operadora, ou simplesmente deseja mudar de operadora para ter um plano mais acessível.

Como fazer a portabilidade do celular?

Apesar de cada operadora contar com seu próprio método de portabilidade, existe um guia simples que pode te ajudar nesse processo! Confira o passo a passo:

Passo 1

Para começar, confira se não existem pendências com sua operadora anterior, como dívidas ou contas de planos em atraso. Caso haja, quite-as para deixar o seu chip limpo.

Passo 2

Em seguida, é necessário consultar a operadora para a qual deseja migrar, seja em uma loja física ou pelo site. Caso seja pelo site, encontre a opção de portabilidade para preencher o formulário.

Passo 3

No formulário, preencha com seus dados pessoais e o número que deseja migrar para a nova operadora. Como mencionado, cada operadora tem seu próprio sistema, então, siga o passo a passo daquela que você deseja. 

Passo 4

Após preencher o formulário, é necessário pagar a taxa de portabilidade. Segundo a Anatel, o valor máximo de cobrança é de R$4,00. No entanto, dependendo da sua situação, você poderá ser isento da taxa.

Passo 5

Após finalizar o pagamento, anote o protocolo de solicitação. Depois do prazo mencionado para finalizar a portabilidade, entre em contato com a sua nova operadora para ativar o número.

Passo 6

Por fim, você deverá esperar até 72h para usar o seu novo chip. Normalmente, o processo leva até 24h, mas, isso depende de operadora para operador.

Por outro lado, é necessário pontuar que os operadores podem se recusar a fazer a sua portabilidade. Contudo, isso só acontece quando:

  • Os dados enviados estão incorretos ou incompletos;
  • Já existir uma solicitação de portabilidade para o mesmo número;
  • Quando o número der como inexistente;
  • Quando não seguir os critérios de portabilidade (de móvel para móvel, por exemplo).

Como fazer portabilidade para Vivo?

A Vivo é uma das maiores empresas de telefonia do Brasil, e você pode fazer sua portabilidade facilmente. Para isso, siga o passo a passo:

  • Para começar, acesse o site da Vivo;
  • Em seguida, clique na opção Manter meu número
  • Depois, preenche o formulário de portabilidade, informando o número que deseja manter, CPF e e-mail;
  • Por fim, siga as demais etapas para fazer a contratação do plano Claro e finalizar sua potabilidade.

Assim como a maioria das operadoras, a Vivo enviará um chip provisório até concluir o processo de portabilidade. Atualmente, a operadora realiza esse procedimento em até 72h úteis. 

No entanto, é importante citar que a Vivo tem um processo mais simples para essa transferência. Isso porque você pode comprar um chip da Vivo e fazer o procedimento de portabilidade via SMS.

Para tanto, basta comprar o chip e enviar o termo PORTABILIDADE para o número 90015. Em seguida, você receberá uma mensagem com instruções para prosseguir com a sua portabilidade Vivo. 

Como fazer portabilidade para Claro?

Trazer o seu número para a Claro nunca foi tão fácil! Isso porque a operadora liberou uma portabilidade simples e prática. Confira o passo a passo:

  • Para começar, acesse o site da Claro;
  • Em seguida, clique na opção “Trazer meu número para a Claro”;
  • Depois, preenche o formulário com o número que deseja transferir, CPF e seu e-mail;
  • Por fim, siga as demais etapas para finalizar com a portabilidade da Claro.

Realizado esse processo, a Claro enviará gratuitamente um chip para você, no prazo de até 5 dias úteis. Esse chip contém um número provisório, pois a portabilidade só é finalizada após 72h. Além disso, você pode acompanhar o processo de portabilidade no site da Claro, informando o CPF ou protocolo de solicitação da portabilidade.

Ademais, também é possível fazer a portabilidade comparecendo a uma loja física da Claro, ou por SMS, ligando para o número 106 21.

Como fazer a portabilidade para TIM?

A TIM é uma das maiores operadoras do país, e fazer sua potabilidade é mais simples do que muitos imaginam! Confira o passo:

  • Para começar, acesse o site da TIM;
  • Em seguida, clique na opção de trazer uma número de outras operadoras;
  • Na tela seguinte, informe telefone que deseja fazer a transferência, e-mail e o CPF do titular;
  • Depois, finalize a portabilidade seguindo o passo a passo indicado.

É necessário pontuar que o tutorial acima é válido para transferência de número contratando um plano controle ou pós-pago da TIM. Dessa forma, ao contratar um plano da TIM, você receberá um chip em sua residência com um número provisório, até a portabilidade ser finalizada.

No entanto, se você quer fazer a portabilidade para a TIM contratante um plano pré-pago, é possível realizá-la via SMS. Para tanto, basta acessar o site da TIM e seguir o mesmo passo a passo. Contudo, o processo de portabilidade será finalizado em até 5 dias. 

Por fim, a portabilidade é uma excelente maneira de conseguir planos mais acessíveis, ou simplesmente mudar de operador por insatisfação dos serviços. 

Leia mais: Jovem Aprendiz 2023 – Vagas Abertas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *