Como justificar o voto

Não vai poder votar nessas eleições? Uma das dúvidas mais frequentes dos eleitores, é saber como justificar o voto, caso não tenha conseguido comparecer a uma seção eleitoral no dia das eleições. Para evitar pendências com a Justiça Eleitoral, é importante saber como enviar uma justificativa de ausência pelo site do Tribunal Superior Eleitoral e também pelo aplicativo e-Título.

Continue lendo para saber como justificar o voto pela internet.

Quais os momentos para justificar o voto

No dia da votação, os eleitores que estão distantes de seu local de votação, podem ir a qualquer seção eleitoral e requerer um formulário para preencher com suas informações. Desde que esteja com o título de eleitor e/ou documento de identidade com foto em mãos.

No entanto, sabemos que nem todos conseguem realizar a justificativa no dia das eleições. Sendo assim, para os eleitores que foram incapacitados de ir a uma seção (mesmo fora do domicílio eleitoral), existe a possibilidade de justificar a ausência via internet, por meio do sistema Justifica.

Como usar o sistema Justifica do TSE

Em suma, vale lembrar que o processo de justificar o voto é simples, basta seguir os passos:

  • Acesse o site do sistema Justifica;
  • Selecione a opção “Iniciar requerimento de justificativa”;
  • Preencha todos os campos obrigatórios com suas informações do título de eleitor, nome completo e data de nascimento. Marque a caixinha “Não sou um robô” e clique em “Avançar”;
  • Na tela seguinte, preencha os dados da sua justificativa. Além de suas informações pessoais, selecione para qual turno e eleição você está justificando o voto. Também é preciso escrever o motivo da ausência e anexar imagem de algum documento que comprove sua justificativa. Lembrando que os arquivos devem estar nos formatos “jpg” ou “pdf”, com tamanho máximo de 2MB;
  • Por fim, clique em enviar. Você receberá, no e-mail cadastrado, o número de protocolo para consultar o andamento da requisição.

Informações importantes sobre para justificar voto online

Ao justificar, tenha em mente que o eleitor precisa fazer uma justificativa diferente para cada turno de eleição.

Além disso, o prazo para justificar a ausência é de até 60 dias a partir do dia de votação;

Quem não justifica o voto paga multa?

De acordo com o TSE, quem não votou ou justificou ausência em até 60 dias após a eleição precisa pagar uma multa, que deve ser paga em agências do Banco do Brasil. Nesses casos, primeiro é necessário solicitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no site do TSE. O valor da multa pode chegar a R$3,51 por cada turno de ausência.

Como justificar o voto pelo smartphone ou tablet

Outra maneira de justificar seu voto é pelo celular ou tablet. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral realizou uma atualização no aplicativo “e-Título”, que permite aos eleitores justificarem sua ausência nas votações pelos smartphones e tablets.

Para quem ainda não conhece, o “e-Título” funciona como uma versão digital do título de eleitor, ao reunir todas as informações referentes ao título de eleitor de uma pessoa. Por isso, o site da Justiça Eleitoral recomenda que eleitores usem o aplicativo para justificar seu voto, caso não tenham comparecido nos dias de votação.

Como fazer cadastro no aplicativo e-Título

Quer utilizar o aplicativo e-Título e ter uma versão digital do seu título de eleitor no celular? Baixe a versão mais recente do app para Android ou iOS . Após instalar o aplicativo, siga os passos:

  • Preencha seus dados;
  • No campo “Tipo de documento” — Selecione “Título de eleitor”;
  • Depois, o app irá gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais, para confirmar sua identidade. Caso erre algum, será gerado outro campo com novas perguntas;
  • Selecione o período eleitoral que deseja justificar, depois preencha o campo com sua justificativa e o campo seguinte com seu e-mail;
  • Coloque em anexo um documento que comprove a sua justificativa.

Usando essas dicas, é possível fazer a justificativa sem a necessidade de se deslocar até um cartório eleitoral após as eleições.

O que achou sobre como justificar voto? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.