Como ser motorista da 99? Como se cadastrar

Quer saber como ser motorista da 99? Então, seja como renda principal ou complementar, ser motorista de aplicativo é uma opção de muitos profissionais autônomos no Brasil. Além da autonomia para definir seu próprio horário, não é necessário lidar com chefes e se adequar a ambientes comerciais fechados.

Sendo assim, uma das empresas que oferecem essas vantagens é a 99, presente no mercado desde 2012 e que já conta com mais de 750.000 motoristas no país. Uma vez que são várias categorias de serviço e você pode escolher qual delas se adequa melhor ao seu perfil.

Então, continue a leitura para saber como se tonar motorista.

Requisitos para ser motorista da 99

Em suma, para se tornar motorista 99, é preciso atender alguns requisitos:

  • CNH definitiva com o EAR (Exerce Atividade Remunerada);
  • CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de veículo);
  • Dirigir um veículo de quatro portas com ar condicionado, que possua o Seguro Obrigatório (DPVAT). O ano de fabricação depende da sua cidade, confira aqui as condições para rodar. Lembrando que o carro não precisa estar no seu nome, ele pode ser alugado;
  • Smartphone com acesso à internet e compatível com o aplicativo da 99.

Agora você deve estar se perguntando o que é EAR e como emitir o seu. Vamos te ajudar com isso também! Mas se você já tiver EAR, pode pular para a etapa de cadastro.

Como tirar o seu EAR?

O EAR é uma declaração de Exercício de Atividade Remunerada que todo motorista de aplicativo deve ter. Basicamente, é uma forma do Detran dizer se você pode trabalhar com transporte de passageiros sem nenhum problema!

Geralmente, é feita uma avaliação psicológica e outros testes específicos para checar se o motorista tem aptidão física e mental para o trabalho.

Então, para começar, você deve agendar o exame no site do Poupatempo. Como fazer isso?

  1. Na página inicial, dentro de Serviços Mais Solicitados, clique em Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Definitiva – DETRAN;
  2. Depois em Alteração de Dados e inclua a expressão Exerce Atividade Remunerada.
  3. Escolha entre Modelo Novo (com fotografia) ou Modelo Antigo (sem fotografia)
  4. Em seguida, escolha entre Exame Médico na Validade ou Exame Médico Vencido.
  5. Para finalizar, selecione o município onde reside e o município de registro da CNH.
  6. Aperte Agendar Serviço para escolher qual a unidade, data e horário que deseja ir.

Após o agendamento, anote o número de protocolo e compareça no dia marcado com sua CNH, RG e comprovante de endereço. Chegando lá, você deve apresentar o número de protocolo e os documentos, com a versão original e uma cópia simples. Será necessário fazer um cadastro e pagar uma taxa de R$38,86 (no débito ou dinheiro).

Em seguida, você fará o exame psicotécnico em uma clínica credenciada do Poupatempo. O preço do exame é cerca de R$90, variando de acordo com a clínica.

Aí, é só entregar a avaliação no Poupatempo e, depois, voltar à unidade no dia combinado para pegar a sua CNH com a nova permissão. A previsão de retirada depende do estado em que você mora.

Como fazer o cadastro?

Pronto, agora que você atende todos os requisitos, é hora de se tornar um motorista da 99!

No aplicativo “99 para Motoristas”, você deverá preencher o cadastro com todas as informações solicitadas e enviar 3 fotos:

  1. Uma foto sua ao lado do seu CRLV;
  2. Uma foto sua ao lado da sua CNH com o EAR;
  3. Uma foto só do seu rosto para identificação.

Depois disso, seu perfil será analisado pela 99, que vai te enviar o resultado em até 5 dias úteis. Se for aprovado, é só começar a correr e faturar muito!

Atenção: dependendo da sua cidade, outros documentos podem ser exigidos. É o que acontece com os motoristas da capital de São Paulo, por exemplo.

Para motoristas da capital de SP

O motorista que pretende circular na cidade de São Paulo através de qualquer app de transporte, deverá fazer um curso de formação para CONDUAPP.

O nome pode parecer complicado, mas o curso é bem simples: depois de alguns dias que você se cadastrar na 99, você receberá um e-mail com as instruções para começar as aulas. É tudo online, com duração de 16h, e você tem o prazo de 30 dias corridos para terminar.

Os temas abordados são fundamentais para um motora profissional, como direção defensiva, mecânica básica e primeiros socorros. Assim que você for aprovado, o certificado será enviado por e-mail!

Lembrando que você não precisa carregar o CONDUAPP impresso com você. A consulta é feita online, apenas para garantir que seu CPF está ativo para trabalhar com corridas na capital. O curso precisa ser feito uma única vez, com validade de até cinco anos.

Defina uma opção de pagamento

Você escolhe como prefere receber o seu pagamento: através de depósito bancário ou através do cartão 99.

Caso escolha receber o cartão 99, confirme se o seu endereço está correto e aguarde o prazo de até 12 dias úteis após a aprovação do cadastro! Assim que ele chegar, você poderá usá-lo para fazer compras ou sacar dinheiro.

Comece a trabalhar como motorista

Na prática, você vai ver como é simples ser motorista 99.

Se ainda não possui os documentos exigidos, talvez leve um tempinho a mais para começar as corridas. Porém, as solicitações são fáceis de pedir, só fique atento no preenchimento das informações para não atrasar sua aprovação.

Então, o que achou de como ser um motorista da 99? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.