Consulta de Pontos CNH

Consultar os pontos da CNH é algo que você pode fazer sem sair de casa, de maneira bem fácil e rápida, para descobrir se há alguma infração em seu nome. Ainda não sabe como realizar essa pesquisa? Continue conosco e descubra!

consultar pontuação carteira
Consulta de Pontos CNH (Foto: Freepik)

Na correria do dia a dia, motoristas acabam infringindo algumas regras de trânsito e sendo multados, muitos deles sem nem saber o que fizeram de errado. Dessa forma, os pontos de infrações vão se acumulando na Carteira Nacional de Habilitação daquele condutor.

Caso ultrapasse o limite de 20 pontos na CNH acumulados durante um ano, o motorista acaba perdendo a licença para dirigir por alguns meses. E dependendo da gravidade da infração, pode haver até mesmo a cassação da carteira, independente da pontuação. Ou seja, ficar de olho na situação da CNH é essencial.

Consulta online

A maneira mais fácil de fazer a consulta de pontos na carteira de motorista é via internet, acessando o site do Detran do estado em que o seu documento foi obtido (se você tirou a carteira em São Paulo, por exemplo, deve acessar a página do Detran SP para a busca). Esse serviço é gratuito e pode ser realizado quantas vezes o motorista quiser.

Em geral, é preciso informar apenas o número da CNH, além de outros dados básicos sobre o condutor, como data de nascimento e a data da 1ª habilitação. Mas em alguns estados, o usuário precisa realizar um cadastro simples na página, como acontece em São Paulo.

consulta online Detran SP
Consulta de pontos no Detran SP (Foto: Reprodução Detran São Paulo)

Onde fazer a consulta online de pontos da CNH? Basta clicar no link abaixo referente ao seu estado, procurar por opções como “consulta de pontuação” ou “consulta de pontos CNH” e informar os dados solicitados:

Consulta presencial

Além da internet, também dá para consultar pontos da CNH pessoalmente, opção para quem não está familiarizado com o mundo online ou enfrentando alguma dificuldade para acessar o site do órgão de trânsito.

consultas Detran MG
A consulta no site do Detran MG não exige cadastro prévio (Foto: Reprodução Detran Minas Gerais)

O motorista deve ir à unidade de atendimento do Detran mais próxima, levando a sua carteira de habilitação, e solicitar a consulta de pontos. O serviço é gratuito.

Vale ressaltar que em alguns estados é preciso fazer o agendamento no Detran para ser atendido presencialmente. Verifique essa informação antes de sair de casa.

Pontuação das infrações

Agora que você já sabe como fazer a consulta de pontos CNH, que tal conhecer a pontuação para cada tipo de infração de trânsito?

  • Leve: 3 pontos
  • Média: 4 pontos
  • Grave: 5 pontos
  • Gravíssima: 7 pontos

Os valores das multas variam de acordo com o tipo de infração.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *