Inscrições FIES 2019

As inscrições para o FIES 2019 estão abertas. São 100 mil vagas disponibilizadas pelo governo federal para o primeiro semestre, em todo o Brasil, trazendo uma nova oportunidade para os estudantes interessados em financiar o curso superior.

Fies primeiro semestre
Inscrições FIES 2019 (Foto: Freepik)

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil concede financiamento a alunos de instituições de ensino superior da rede particular que aderem ao programa, oferecendo melhores condições em relação a projetos semelhantes encontrados na iniciativa privada.

Conforme o órgão, o programa financia até o limite de R$ 42.983,70 por semestre, ou seja, é possível financiar cursos com mensalidades que chegam a R$ 7.163,95, o que inclui graduações mais caras, como Medicina.

Fies e P-Fies: entenda as diferenças

Assim como no ano passado, o Novo Fies contempla duas modalidades em 2019. Na modalidade Fies, os universitários conseguem o financiamento com juros zero para a graduação, mas esse benefício é concedido para quem comprovar renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

modalidades do Fies
Estudantes com renda familiar mensal de até 3 salários mínimos podem solicitar o financiamento sem cobrança de juros (Foto: Freepik)

Além do financiamento sem juros, os selecionados nessa modalidade pagam prestações que variam conforme o limite de renda, fazendo os encargos diminuírem consideravelmente, facilitando a quitação do contrato.

Já a modalidade P-Fies tem financiamento com juros variados, de acordo com o banco que for parceiro do governo na concessão do benefício. Podem concorrer a essas vagas os estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos mensais.

Como se inscrever

As inscrições FIES 2019 primeiro semestre estão sendo recebidas através do site http://fies.mec.gov.br/. Os interessados devem se cadastrar até as 23h59 do dia 14 de fevereiro.

Cada candidato pode definir a preferência de curso, turno e instituição, além de indicar até outras três opções de graduação para as quais deseja solicitar o financiamento estudantil, entre os cursos oferecidos. É possível consultar as vagas do FIES 2019/1 no site http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/consulta.

Fies como solicitar
Página de inscrição para o financiamento estudantil (Foto: Reprodução FIES)

Vale lembrar que para participar do FIES é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio obtendo nota mínima de 450 pontos na média das provas, sem zerar a redação. Você pode usar as notas do Enem a partir da edição 2010.

Alunos com financiamento vigente ou que estejam inadimplentes com o FIES ou o Programa de Crédito Educativo não podem se inscrever.

Resultado e lista de espera

O resultado do FIES 2019 1º semestre sai no dia 25 de fevereiro. Os pré-selecionados na modalidade P-Fies devem comparecer à instituição de ensino escolhida para validar as informações descritas durante a inscrição. Já os aprovados na modalidade Fies precisam complementar a inscrição na página do programa, entre os dias 26 de fevereiro e 7 de março.

Quem não for pré-selecionado nessa etapa entra na lista de espera. Neste caso, o estudante deve acompanhar as atualizações no site do FIES entre os dias 27 de fevereiro e 10 de abril, para verificar se será convocado para as vagas remanescentes.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o MEC por meio do telefone 0800-616161 (ligação gratuita).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *