Inscrições SISU 2023 – Como se inscrever

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que a edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) oferecerá um total de 226.399 vagas para 6.402 cursos de graduação, em 128 instituições públicas de ensino superior, incluindo 63 universidades federais, as inscrições SISU 2023 está aberta! 

 

Esta edição também oferecerá vagas em cursos a distância, embora o número ainda seja reduzido. Assim, o MEC disponibiliza aos interessados uma plataforma online onde podem realizar suas inscrições SISU. Estudantes que já concluíram o ensino médio e que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não zeraram a prova de redação podem participar.

 

Para garantir que os candidatos possam participar das inscrições SISU 2023 com tranquilidade, é importante que fiquem atentos às datas estabelecidas pelo MEC. A primeira etapa foi aberta no dia 2 de fevereiro e consiste na escolha das instituições e dos cursos desejados. Já para se inscrever nos programas específicos, como Sisu para estudantes indígenas e afrodescendentes, entre outros, os candidatos precisam aguardar a data divulgada pelo MEC no início do ano.

 

Durante o período de inscrições , os candidatos têm direito a solicitar correções nas informações prestadas sobre si mesmos ou sobre o curso escolhido, desde que façam isso dentro do prazo limite. Isso significa que é crucial verificar todos os detalhes antes de confirmar as inscrições. Contudo, só é permitida uma única inscrição por edição do SiSU — portanto, é importante avaliar bem todas as opções para não perder a chance de ingressar na universidade desejada.

 

A partir da segunda quinzena de abril começa a divulgação das notas de corte e também dos resultados finais de cada edição do SiSU 2023. Para conferir esses resultados basta acessar sua conta no sistema usando login e senha cadastrados previamente durante as inscrições. 

 

O MEC tem fornecido informações detalhadas sobre todos os processos envolvidos nas inscrições SISU 2023 para garantir que todos tenham condições iguais para participar sem prejuízos. Por isso, é importante visitar regularmente o site oficial para conferir as informações e não perder prazos importantes.

 

Onde fazer inscrição do Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) está de volta para a edição do ano de 2023, oferecendo as melhores oportunidades para que os jovens possam conquistar uma vaga na universidade desejada. O processo seletivo acontece 100% online, e o candidato tem a chance de concorrer a vagas em todas as instituições públicas de ensino superior do país.

 

A inscrição no SISU é feita através do portal oficial, que disponibiliza informações detalhadas sobre o cronograma, o boletim, a lista de espera e dúvidas. Os candidatos precisam ficar atentos às datas estabelecidas pelo sistema de seleção e realizar a inscrição com antecedência para não perder essa grande oportunidade.

 

Além da inscrição no portal Gov.br, os participantes também precisam realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujo resultado servirá para compor a pontuação obtida no SISU. Os melhores classificados terão direito à vaga desejada.

 

Depois da inscrição, o candidato receberá um resultado preliminar da nota obtida no exame, que será usado para verificar se o mesmo se enquadra nos requisitos necessários para conquistar uma vaga na universidade escolhida. Após essa etapa, o próximo passo é aguardar o resultado final do SISU e ir até à instituição com os documentos exigidos para confirmar sua matrícula.

 

O SISU é, sem dúvidas, uma ótima opção para quem deseja ingressar nos melhores cursos superiores do país. Por isso, é importante estar ciente dos procedimentos e prazos do processo seletivo e garantir sua vaga!

 

Quando abre a inscrição SISU 2023?

 

A inscrição antecipada do SISU ano base 2023/1 está chegando! O Ministério da Educação (MEC) já informou as datas oficiais para o processo de inscrições: entre 16 e 24 de fevereiro, durante o carnaval. 

 

Esta é a grande chance para quem deseja conquistar uma vaga em universidades públicas e institutos federais, além dos programas PROUNI e FIES. Por isso, é importante ficar atento às datas e não perder esta oportunidade única de investir no futuro. 

 

Durante os dias de inscrição, muitos estudantes se preparam para concorrer às vagas disponíveis. Entre os principais requisitos necessários estão: ser brasileiro, ter mais de 18 anos, possuir diploma de ensino médio ou equivalente, não ter vínculo com outra instituição federal e comprovar renda familiar bruta per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio. 

 

É importante ressaltar que todos os candidatos podem se inscrever no SISU mesmo não tendo terminado o ensino médio. Estudantes que concluíram a educação básica antes do início das inscrições também podem participar do processo seletivo. No entanto, é preciso lembrar que todos os documentos relacionados à conclusão do ensino médio devem ser enviados até o fim de março. 

 

Além disso, também é importante saber que as notas obtidas nos exames Enem 2017 e 2018 são válidas para concorrer às vagas no SISU 2023/1. Se você pretende usar uma destas notas para se inscrever neste processo seletivo, saiba que ela não pode ser inferior a 450 pontos na prova objetiva nem superior a 1000 pontos no total das provas objetivas e redação. 

 

Para finalizar, lembre-se que as inscrições acontecerão entre 16 e 24 de fevereiro, portanto é necessário se programar com antecedência para não perder a chance de conquistar uma vaga nos programas PROUNI e FIES. O resultado da seleção será divulgado em 28 de fevereiro. Boa sorte!

Quem pode se inscrever para o SISU e como?

O SISU 2023 chegou para oferecer um serviço de qualidade aos estudantes brasileiros. A edição deste ano trouxe novidades: os participantes terão que preencher alguns requisitos, como a nota da redação acima de zero e as notas iguais ou superiores à nota de corte do curso desejado. Além dessas exigências, há a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), que distribuirá as vagas obedecendo a política de ações afirmativas, com o objetivo de ampliar o número de pessoas aprovadas.

 

Para se inscrever no SISU 2023, é preciso que os candidatos tenham em mãos documentos pessoais e uma boa conexão com a internet. A partir daí, basta clicar no link fornecido para preencher os campos corretamente e selecionar duas opções de cursos. O sistema selecionará automaticamente o curso escolhido com maior pontuação pelo candidato, portanto é importante definir bem sua prioridade na hora da inscrição.

 

No entanto, devido à alta demanda por vagas dos cursos disponibilizados pelo SISU, é preciso que os candidatos atentem para a nota de corte exigida na instituição. Dessa forma, será possível garantir que os estudantes tenham chances reais de ingressar no curso desejado. É importante ressaltar que, caso não haja nota suficiente para suprir as vagas disponíveis, o sistema irá preencher os cargos restantes por meio do sorteio.

Leia mais: PIX Crédito; Como vai funcionar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *