Muitos brasileiros se questionam sobre o INSS Prorrogação do Auxílio Doença e como é possível fazer essa solicitação. Afinal, nem sempre quando o período de pagamentos finaliza a pessoa já consegue, de fato, retornar ao trabalho.
Pensando nisso, preparamos este guia com informações que vão te ajudar a entender melhor esse assunto, possibilitando, assim, a solicitação da sua prorrogação. Acompanhe.
O que é o INSS Prorrogação do Auxílio Doença?
Em linhas gerais, podemos dizer que o INSS Prorrogação do Auxílio Doença nada mais é do que uma solicitação feita pelo profissional que já está recebendo esse pagamento e precisa dele além do tempo estipulado inicialmente.
Por exemplo, vamos supor que um indivíduo recebeu o pagamento de seis parcelas de auxílio doença, sendo este o limite que havia sido estipulado pelos órgãos responsáveis. Porém, quando esse limite chega, esse trabalhador percebe que ainda não possui condições para iniciar o trabalho.
Logo, esse trabalhador pode entrar em contato com o INSS para solicitar a prorrogação do auxílio. Nesse caso, ele passará novamente por perícia médica, em um período de 45 dias, para que o profissional avalie o caso e tome a decisão de prorrogar o auxílio ou não.
É válido destacar que a solicitação da prorrogação não é nenhum tipo de garantia que a pessoa irá receber o pagamento novamente. Ela é apenas um pedido feito pelo trabalhador, mas ele está passível da aprovação ou reprovação do pedido. Por isso, é importante se preparar para esse tipo de situação.
INSS Prorrogação do Auxílio Doença: Como solicitar
Compreendido melhor o que é INSS Prorrogação do Auxílio Doença, vamos agora entender como podemos fazer essa solicitação. Existem algumas formas de fazer isso, e você pode escolher o modelo que for mais interessante para o seu caso. Vejamos a seguir:
- Você pode acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS. Em ambos os casos poderá procurar no menu a opção de fazer um pedido, e o pedido/solicitação pode ser de prorrogar o benefício que você está recebendo no momento.
- Outra forma é ligando para o número 135. Ao ligar, você deverá informar seus dados pessoais e, assim, solicitar que a prorrogação seja pedida.
Em ambos os casos o trabalhador ainda precisará passar por uma perícia médica para poder concluir o processo com sucesso. Isto é, a prorrogação só é liberada se o trabalhador passar pela perícia e o médico constatar que, de fato, ele ainda pode e precisa receber o auxílio doença – ou seja, ele ainda está dentro dos requisitos do benefício.
Se não atender aos requisitos e o profissional de saúde não constatar que o trabalhador ainda pode receber o auxílio, infelizmente ele poderá ser negado. E, nesses casos, muitos recorrem da decisão, mas precisam de paciência até que a situação tome o melhor rumo possível.
Caso você tenha alguma dúvida em específico, lembre-se de entrar em contato direto com o INSS. Lá, eles poderão tirar as suas dúvidas, explicar os processos e apresentar prazos mais assertivos com relação à perícia, por exemplo. Como mencionado, você pode ligar para o número 135 para solicitar o INSS Prorrogação do Auxílio Doença e também tirar dúvidas.
Boa sorte na sua solicitação!