Portal de Serviços Denatran – Consulta de Multas

Você já acessou o portal de serviços do Denatran? Através dele, é possível fazer várias solicitações simples e agendar diversos serviços ligados ao Detran sem precisar sair de casa ou pagar qualquer tipo de taxa.

Tudo que você precisa é de um cadastro único do Governo para acessar e aproveitar todos os serviços que o site tem a oferecer. Feita a solicitação, basta aguardar ou realizar o agendamento do serviço de acordo com a necessidade.

Em menos de cinco minutos você consegue criar seu cadastro, procurar pelo o que precisa na plataforma e finalizar sua solicitação. O objetivo é simplificar os processos burocráticos ligados às leis de trânsito e, se possível, evitar filas e aglomerações.

Continue lendo para saber como funciona o portal de serviços do Denatran e simplifique a sua vida!

Como funciona o portal de serviços do Denatran?

Para quem não conhece ou nunca usou a plataforma, essa é uma maneira de evitar sair de casa e solicitar diversos serviços com a ajuda de um clique.

Ao abrir a página inicial do portal de serviços do Denatran, você irá se deparar com um menu extenso e vertical à esquerda e botões de acesso rápido no meio da página. Essas opções facilitam bastante a vida de quem já anda com pressa e precisa agendar serviços com rapidez.

Já no menu à esquerda, é possível ter acesso a dúvidas frequentes sobre o portal e tutoriais diversos relacionados a temas específicos. Além disso, também é possível fazer o login direto pela conta Gov.br ao fornecer número de CPF e senha, que são únicos para diversos serviços.

Entre as principais vantagens para os motoristas, clicando em “Minha Habilitação”, por exemplo, é possível ter acesso a um menu extenso com várias outras funções ligadas à ela. Também dá para acompanhar o processo da primeira habilitação e receber resultados de provas ao realizar o login.

Lembrando que é necessário ter um cadastro na plataforma Gov.br antes de usar esse tipo de serviço.

Quem pode ter acesso ao portal de serviços denatran?

Como já mencionamos, para ter acesso ao portal online do Denatran, você deve ter uma conta vinculada à plataforma Gov.br.

A ideia é unificar todos os serviços ligados ao Governo Federal em um só cadastro e senha criados pelo usuário.

Sendo assim, com o cadastro e a senha criados, você consegue usar a mesma conta para reclamar ou cadastrar-se em benefícios como o INSS ou Bolsa Família, desde que faça o login com o número do seu CPF e a senha criada pela primeira vez.

Como fazer o cadastro no portal de serviços do denatran?

Para conseguir se cadastrar na plataforma, primeiro você precisa começar o protocolo clicando aqui.

Ao acessar o portal, você será redirecionado para uma página que vai te dar duas opções: fazer o login ou iniciar seu cadastro na plataforma Gov.br

Caso você já tenha login e senha cadastrados na plataforma Gov.br, basta inserir seus dados e clicar em “Avançar”. Já aqueles que nunca fizeram acesso online pela mesma plataforma, poderão clicar no botão verde que diz “Crie sua conta gov.br”.

Então, será preciso validar a conta usando uma das seguintes opções:

  • Validação Facial pelo App Meu gov.br;
  • Banco do Brasil;
  • Internet Banking;
  • Número do CPF;
  • Certificado Digital; e
  • Certificado Digital em Nuvem.

Quando você selecionar uma das opções, você será automaticamente redirecionado para o preenchimento de um formulário.

Após finalizar o cadastro, já é possível usar sua conta sem maiores problemas.

Vale ressaltar que, em relação aos meios de contato, procure sempre deixá-los atualizados. Isso porque a perda de documentos, números de telefone e e-mails são até bem frequentes.

Serviços do Denatran que estão disponíveis

Quase todos os serviços fornecidos na sede poderão ser requeridos pela internet.

Você pode:

  • Requerer a Primeira Carteira de Habilitação Nacional;
  • Acompanhar os estudos;
  • Realizar consultas de placas veiculares;
  • Ter acesso e entender sobre a Carteira Digital;
  • Realizar processos simples como a consulta, fechamento do acordo e impressão de boletos relacionados a infrações de trânsito de qualquer magnitude.

Sobre situações que necessitam da presença do condutor (para fins de biometria, entrega de documentos ou reconhecimento facial, por exemplo), elas poderão ser adiadas em prol da pandemia ou agendadas de acordo com a necessidade ou ordem de preenchimento das vagas.

Caso você tenha qualquer dúvida, o portal de serviços do Denatran é repleto de tutoriais e F.A.Q.s relacionados às perguntas mais frequentes ligadas ao uso da plataforma. Não deixe de facilitar a sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *