Siga UFPR – Como utilizar

O Sistema de Gestão Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (Siga UFPR), substituto do Portal do Aluno e do Sistema de Informações para o Ensino (SIE), está em processo final de implantação por todos os cursos de graduação. 

Em funcionamento desde 2019, a ferramenta passou por uma fase de testes com 12 cursos, dez de graduação e dois técnicos. No entanto, a plataforma já vem sendo utilizada, desde 2014, pelos cursos de pós-graduação. 

Com o tempo o Siga UFPR foi agregando outros módulos que contemplam informações acadêmicas importantes como as pesquisas realizadas na universidade e as atividades de extensão.

Entre as vantagens do controle acadêmico realizado pelo Siga, a que mais se destaca é oferecer, em um sistema só, um banco de dados integrado com todas as informações de ensino, pesquisa e extensão da universidade. 

Isso possibilita a extração de indicadores muito seguros das atividades dos estudantes e dos professores e das ações realizadas por departamentos e setores. 

Outro ponto positivo é que a nova ferramenta é mais moderna e opera com tecnologia web, podendo ser acessada por meio da internet, ao contrário do antigo sistema que precisava ser instalado nos computadores.

Além do perfil dos estudantes vinculados à UFPR, a ferramenta permite alimentar o portal do egresso, que oferece acesso à trajetória profissional de ex-alunos da instituição, mostrando quantos formandos têm carteira assinada e quantos seguiram na área acadêmica, por exemplo. 

O objetivo é dar um retorno para a sociedade sobre o trabalho feito pela UFPR e saber o quanto os cursos estão sendo efetivos em suas propostas. Esse retorno também é importante para pensar em novos cursos ou na reformulação dos existentes para atender o mercado.

Continue lendo para saber como utilizar o Siga UFPR.

Siga UFPR: Como utilizar

Utilizar o Siga UFPR e acessar todas as informações é muito simples, basta você acessar o site e realizar o seu login.

Depois de concluir o acesso, você poderá consultar programas e projetos de pesquisa oferecidos, docentes credenciados, discentes matriculados, turmas ofertadas, disciplinas ativas, processos seletivos abertos, turmas atuais, produções intelectuais e também acordos e convênios.

A Universidade disponibilizou um vídeo explicando o passo a passo de como acessar, clique aqui para ver.

Há também um vídeo feito para você entender como solicitar a sua matricula pelo Siga,

Siga UFPR: Migração

Para garantir a facilidade do acesso às informações, a migração dos dados dos sistemas antigos é feita de forma automática para o Siga, que importa currículos de turmas ofertadas, dados de estudantes, históricos escolares, entre outras informações.

De acordo com a UFPR, foi adotada a estratégia de fazer o treinamento com as coordenações e com os departamentos e, à medida que os responsáveis realizem o treinamento e entendam os procedimentos no sistema, é feita a migração automática e as coordenações já podem iniciar a utilização da nova plataforma.

Nos treinamentos, são apresentados os procedimentos operacionais e há acompanhamento da utilização do sistema por parte dos interessados. Participam secretários de coordenações de cursos, representantes de departamentos, coordenadores de cursos e chefes de departamentos, mas qualquer pessoa da comunidade interna que tiver interesse em conhecer o Siga também pode participar. 

Atualmente, as seis turmas disponíveis, com 30 vagas cada, estão lotadas, porém a Cosiga irá ofertar novas vagas em breve.

Experiência de uso

Os primeiros a testarem a nova plataforma foram os técnicos em Petróleo e Gás e Agente Comunitário de Saúde; os bacharelados em Engenharia Civil e Farmácia; e os tecnólogos em Luteria, Secretariado, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Qualidade, Produção Cênica, Gestão Pública e Negócio Imobiliários, além dos tecnólogos em Comunicação Institucional.

Muitos consideraram a migração para o Siga Graduação uma das melhores novidades em termos de administração acadêmica nos últimos anos. A experiência de uso mostrou que o sistema é intuitivo, claro e fácil de mexer. 

Os docentes conseguiram extrair dele relatórios interessantes, que podem ser usados para tomar ações na administração do curso, quanto para auxiliar os alunos. É possível, por exemplo, fazer uma análise da vida acadêmica do estudante para verificar medidas que precisam ser tomadas.

Outro ponto positivo é a facilidade de comunicação entre curso, secretaria e alunos. Por meio da ferramenta é possível receber solicitações recorrentes, como a de histórico escolar. 

Por fim, a atribuição de disciplinas é mais um aspecto a ser destacado e os alunos também serão beneficiados. Eles conseguem visualizar seus horários distribuídos em dias da semana; fazem sua própria matrícula e podem organizar as disciplinas da melhor forma.

Lembrando que a migração para os 84 cursos restantes deve acontecer de forma gradual, em consonância com os treinamentos oferecidos.

Entre em contato

Em caso de dúvidas, entre em contato direto com a Universidade através de seus canais de comunicação ou redes sociais.

Telefone: (41) 3360-5000

Endereço: Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *