Tratamento Odontológico Gratuito

Destinado ao atendimento de pessoas de baixa renda, prioritariamente, o tratamento odontológico gratuito está disponível em várias cidades de todo o Brasil, oferecendo uma série de serviços que contribuem bastante para uma boa saúde dentária.

dentista de graça
Tratamento Odontológico Gratuito (Foto: Freepik)

Esse tipo de atendimento odontológico grátis é disponibilizado principalmente pelas faculdades que têm curso de Odontologia, tanto públicas quanto privadas, acontecendo nas clínicas-escolas, com o trabalho realizado pelos alunos dessa graduação, com a orientação dos professores. Em alguns lugares, o sistema público de saúde também oferece tratamento gratuito para os dentes.

Onde fazer tratamento odontológico grátis? Que tipo de serviços essas clínicas de faculdades oferecem? E o tratamento dentário gratuito pelo SUS, onde encontrar? Confira as informações abaixo!

Tratamento Odontológico Gratuito em SP

Várias universidades oferecem serviços de saúde gratuitos em São Paulo, incluindo o tratamento dentário, uma ótima alternativa para quem não pode arcar com os custos do atendimento na rede particular.

Em geral, o interessado deve procurar a universidade/faculdade que disponibiliza esse tipo de serviço e passar por uma triagem, onde é verificada a situação socioeconômica da pessoa e também as necessidades de atendimento. Após a aprovação, o paciente começa a receber o tratamento gratuito realizado pelos estudantes de Odontologia.

Veja alguns dos tipos de atendimento disponibilizados de graça por essas instituições:

  • Cirurgia (extração de dentes)
  • Limpeza
  • Periodontia
  • Endodontia
  • Odonto Pediatria
  • Dentística
  • Estomatologia
  • Prótese Fixa
  • Prótese Removível
  • Ortodontia
  • Tratamento de ATM (Disfunções da Articulação Temporo-Mandibular)
dentista gratuito
Vários procedimentos são oferecidos gratuitamente (Foto: Freepik)

Algumas das instituições que oferecem esses atendimentos em São Paulo são:

Tratamento Odontológico Gratuito RJ

No Rio de Janeiro também há muitas universidades de Odontologia com atendimento gratuito à população de baixa renda, serviço realizado pelos estudantes e que acaba sendo uma espécie de estágio, contando bastante para a experiência dos futuros profissionais.

Extração de dentes, canal, colocação de próteses e tratamento para cárie são alguns dos serviços disponíveis. Em determinadas instituições pode haver alguns tratamentos não gratuitos, mas que têm um preço bem mais baixo que o cobrado no mercado.

Veja as opções:

Tratamento Odontológico Gratuito MG

Dentista gratuito em Minas Gerais é o que você está procurando? Então, saiba que há boas opções para quem precisa tratar os dentes mas não possui dinheiro. Assim como em outros estados, o atendimento ocorre em faculdades e unidades do SUS, seja por encaminhamento ou procura espontânea dos interessados.

atendimento odontológico grátis
Algumas universidades até podem cobrar pelo tratamento, mas o preço é bem menor (Foto: Freepik)

Clique nos links abaixo e confira as informações:

FEAD

PUC Minas

UFMG

UninCor

Tratamento Odontológico Gratuito em outros estados

Procurando dentista de graça em outros estados? A dica é verificar se há o curso superior de Odontologia em sua região e entrar em contato com as universidades onde a graduação é ministrada, para saber se elas oferecem atendimento gratuito à população.

Muitas faculdades de Odonto disponibilizam atendimento de graça, já que essa é também uma forma de os alunos ganharem experiência. Além disso, entre em contato com a Secretaria de Saúde municipal e/ou estadual e procure saber onde há tratamento odontológico no SUS em sua cidade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *