Visagismo – Entenda o que é e como funciona

Já reparou como tem gente que fica ainda mais bonita com um novo corte de cabelo? É como se esse corte tivesse sido inventado exclusivamente para aquele rosto. O visagismo tem a ver com esse resultado.

Tenha em mente que os hair stylists estão acostumados a receber clientes que trazem fotos das celebridades e desejam um corte de cabelo igualzinho ao delas ou querem copiar o look de um personagem que está bombando. É muito comum que isso aconteça, mas nem sempre o visual serve para nós, por diversos motivos.

Vale ressaltar que o formato do rosto e a estrutura dos ossos de cada pessoa muitas vezes não favorecem certos estilos. É aí que entra em cena o visagismo. Trata-se de uma verdadeira arte de criar a imagem pessoal, que leva em consideração também características interiores.

Ou seja, além de trabalhar com a parte física, conceitos de harmonia e estética, o visagismo revela as qualidades interiores de uma pessoa. Para isso, utiliza ainda recursos como a maquiagem, a coloração e os penteados.

A linguagem visual ajuda a colocar a imagem da pessoa em sintonia com seu estilo de vida. E como uma imagem fala mais do que mil palavras, é importante saber bem que mensagem estamos transmitindo – e que reações emocionais elas podem estar causando.

Continue lendo para saber mais sobre essa técnica.

O que é visagismo?

Como já mencionamos, o visagismo ajuda a personalizar uma imagem, fazendo com que o rosto expresse quem somos e revele nossas qualidades. Tudo levando em conta a harmonia e estética.

Muito além de técnica, visagismo é um conceito, fruto das artes plásticas e do conhecimento anatômico do rosto humano.

Por isso, um profissional treinado para aplicar o visagismo é capaz de perceber o temperamento do cliente, seu modo de vida e também as necessidades de seu trabalho.

Ao procurar um visagista, tenha em mente o que deseja expressar através do corte de cabelo/penteado. Saiba o que você quer dizer aos outros a respeito de si próprio. O mundo recebe a informação de quem você é (ou parece ser) pelo modo como se veste, corta o cabelo, entre tantos outros fatores.

No visagismo, a imagem deve ir além da imagem. Lembre-se que ela afeta seus relacionamentos e até suas emoções.

Como funciona o Visagismo

Profissionais de visagismo precisam estudar um pouco de psicologia, para que possam identificar os diferentes temperamentos.

Por exemplo, para as mulheres, principalmente, os penteados exercem uma influência incrível na imagem. 

Entenda como funciona o visagismo de forma geral:

  • Curvas nos cabelos indicam sensualidade, lirismo, amplitude e romantismo. São os cabelos estilo “Gisele Bündchen”.
  • Franjas são sinônimo de mulher convencional.
  • Cabelos repicados ou desfiados transmitem a impressão de introversão.
  • Linhas voltadas para fora são ideais para os fios das extrovertidas.
  • Cabelos com linhas horizontais passam uma imagem estável. Porém, a combinação de franja reta + cabelo com linhas verticais + base horizontal, por exemplo, indica que a pessoa é convencional, pois cria uma espécie de barreira.
  • Linhas verticais transmitem estrutura.
  • Cabelos com linhas inclinadas indicam dinamismo. Quando os desfiados ou repicados se voltam para dentro, representam introversão e dinamismo. Algo “perigoso”, pois mostra desequilíbrio.
  • O recomendado para unir dinamismo e extroversão é usar linhas inclinadas voltadas para fora.
  • Cabelos com linhas mais fechadas (cachos) costumam passar uma imagem emocionalmente confusa.
  • Cabelos com linhas quebradas (encaracolados) transmitem uma certa infantilidade, pois seu aspecto é o de uma linha lúdica.

Cada caso é um caso. É importante entender que o visagismo está aí para proporcionar os melhores resultados possíveis tanto no look quanto na autoestima. Está esperando o que para aproveitar as dicas?

Deixe seu comentário para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *