Jovem Aprendiz 2023 – Vagas Abertas

Desde a sua criação, o programa Jovem Aprendiz beneficiou milhares de jovens brasileiros com o primeiro emprego, sendo o maior programa do tipo na história do Brasil. Neste sentido, o Jovem Aprendiz 2023 já está com milhares de vagas abertas em todo o país, para garantir a assistência social que muitos jovens precisam.

Jovem Aprendiz 2023
Jovem Aprendiz 2023 (Foto/divulgação)

Promulgado em 2000, o Jovem Aprendiz estabelece que todo jovem entre 14 e 24 anos pode ser uma oportunidade de emprego formal no Brasil. Além disso, ele também determina que os jovens possam conciliar suas atividades com a escola, para continuarem tendo acesso à educação e cursos profissionalizantes. 

Dessa forma, vamos te mostrar o que é Jovem Aprendiz, quais são os benefícios desse programa e quais empresas estão com vagas abertas para o Jovem Aprendiz 2023. Além disso, vamos te apresentar quais são os critérios básicos para integrar o maior programa de acesso ao trabalho jovem no país. 

O que é Jovem Aprendiz?

Também conhecido como Aprendiz Legal, o Jovem Aprendiz é uma lei que determina que empresas brasileiras contratem jovens entre 14 e 24 anos na função de aprendizes. Além disso, ela também determina que tais instituições devem ter, no mínimo, 5% do seu quadro de funcionários composto por aprendizes.

Na prática, a missão do Jovem Aprendiz é garantir a inclusão social de jovens, especialmente os de baixa renda, no mercado de trabalho. Dessa forma, o programa consegue garantir desenvolvimento social e educacional para milhões de jovens que, normalmente, não teriam tais oportunidades no sistema comum de ensino.

Sendo assim, pode-se dizer que o Jovem Aprendiz vai além da busca pelo primeiro emprego, pois o programa permite aos aprendizes uma oportunidade de ganhar conhecimento teórico e técnico de forma fácil e prática.

Por fim, vale citar que as empresas também possuem benefícios ao aderir ao Jovem Aprendiz, pois recebem benefícios fiscais do Governo Federal, além de estimularem suas culturas organizacionais de forma eficiente.

Como funciona o Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz foi regulamentado pela Lei 10.097/2000, também conhecida como Lei da Aprendizagem. Basicamente, ela determina que as empresas ofereçam um contrato de trabalho aos menores por até dois anos.

Neste sentido, além de exercer suas atividades cotidianas de trabalho, os aprendizes também devem ter acesso a cursos profissionalizantes e outras oficinas que complementam sua formação. Assim, é possível conciliar conhecimento teórico e prática.

Além disso, a Lei ainda determina que o aprendiz deve ter uma rotina de trabalho entre 4 a 6 horas diárias, sendo vedado a realização de hora extra pelo aprendiz. Por outro lado, o Jovem Aprendiz proíbe os jovens de trabalharem em horário noturno, entendido como o período entre 22h e 5h.

Por fim, vale citar que a missão do Jovem Aprendiz é fornecer um cenário onde o jovem possa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Além disso, também favorece as empresas com benefícios fiscais, além da oportunidade de ter novos talentos no seu quadro de funcionários. 

Quais os critérios para ser um Jovem Aprendiz?

Para facilitar o acesso de milhares de jovens ao primeiro emprego, o programa Jovem Aprendiz definiu alguns requisitos básicos para inclusão e permanência dos jovens, sendo eles:

  • Possuir entre 14 e 24 anos;
  • Estar matriculado e frequentando a escola;
  • Em caso de concluinte, possuir certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Ter boa frequência escolar;
  • Ter bom histórico escolar.

Também é necessário mencionar que no caso de Pessoas com Deficiência (PCD), não existe limite de idade para participar do programa. 

Por outro lado, também é importante dizer que, eventualmente, as próprias empresas contratantes possuem seus próprios requisitos para contratação. No entanto, estes são somente apresentados durante o processo seletivo. 

Quais são os benefícios do Jovem Aprendiz?

A princípio, é necessário mencionar que o Jovem Aprendiz conta com os mesmos direitos trabalhistas do funcionário regido pela CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Além disso, ele também conta com proteção em lei para manter suas atividades trabalhistas conciliadas com seus estudos, para não atrapalhar a sua formação. 

Por isso, é exibido que o Jovem Aprendiz esteja devidamente matriculado e frequentando a escola ou curso técnico, ou qualquer outra instituição de ensino. Isso ocorre porque o programa tem como sua maior missão garantir o aprendizado dos seus participantes.

Dessa forma, os aprendizes contam com os mesmos direitos de um trabalhador comum, sendo eles:

  • Carteira assinada;
  • 13º salário;
  • Vale-alimentação;
  • Vale-transporte;
  • FGTS;
  • Carga horária diária de até 6 horas;
  • Cursos e oficinas para capacitação.

Além disso, dependendo da empresa ou do cargo exercido, o aprendiz também pode receber lucros ou bonificações por seu trabalho. Por outro lado, vale destacar que a maioria das empresas contratantes também oferece cursos profissionalizantes para a capacitação dos aprendizes.

Onde encontrar vagas do Jovem Aprendiz 2023?

Com a virada do ano, diversas empresas já começaram a contratar novos funcionários, e isso também inclui os aprendizes. Sendo assim, confira algumas empresas que já estão com vagas abertas para aprendizes em 2023:

Petrobras

Com oportunidades para vários setores, a Petrobras já está com vagas abertas para aprendizes no seu portal de carreira.

Bradesco

O Banco Bradesco sempre foi um dos entusiastas do Jovem Aprendiz, e já está com seleções abertas para novos aprendizes. Para conferir as vagas, clique aqui e acesse o site oficial.

Santander

O Banco Santander também possui vagas disponíveis para aprendizes em 2023, disponibilizando as oportunidades através do seu site oficial. Para conferir, clique aqui.

Renner

Uma das maiores lojas de departamento do Brasil, a Renner sempre contou com aprendizes no seu quadro de funcionários. Para 2023, a empresa já liberou vagas que podem ser conferidas neste link

Itaú

O Banco Itaú é um dos maiores da América Latina, e acredita na oportunidade de trabalho para jovens. Dessa forma, ele já disponibilizou algumas vagas para aprendizes para 2023. Para ter acesso, basta clicar aqui.

Carrefour

O Carrefour sempre contou com aprendizes no seu quadro de funcionários e, para 2023, disponibiliza diversas oportunidades no seu site oficial. Para ter acesso, basta clicar aqui e conferir as vagas disponíveis. 

C&A

Para quem deseja trabalhar como aprendiz, nada melhor do que buscar uma oportunidade na C&A. Isso porque ela disponibiliza diversas vagas para aprendizes através do Jovem Aprendiz 2023. Para ter acesso, clique aqui

Leia mais: ID Jovem Gratuito – Como emitir