Auxilio Gás – Como saber se fui contemplado

O Vale Gás, também chamado de Auxílio Gás, é um dos benefícios sociais oferecidos pelo governo brasileiro para ajudar as famílias de baixa renda a comprarem botijões de gás de cozinha para prepararem suas refeições em casa. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como se cadastrar para receber o benefício e como saber se foram contempladas. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o Auxílio Gás e como saber se foi contemplado.

Quem pode receber o Vale Gás?

O Vale Gás é destinado às pessoas de baixa renda que atendem a um dos seguintes requisitos:
– Estar inscrito e ativo no Cadastro Único (CadÚnico);
– Ter renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 606);
– Ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
– Ser integrante de família com renda superior a três salários mínimos, desde que incluída em programa de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;
– Ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
– Ser mulher vítima de violência doméstica e possuir medidas protetivas de urgência.

Preciso me cadastrar? Onde?

Para ter direito ao Auxílio Gás, é necessário ter uma inscrição atualizada no Cadastro Único. Esse cadastro é a porta de entrada para participar de diversos programas sociais do governo. A inscrição é feita presencialmente em todo o Brasil, em unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que sejam próximas da residência do solicitante.

É importante ressaltar que estar inscrito no Cadastro Único não garante a entrada imediata no programa Vale Gás e também não garante o recebimento do benefício. A inscrição funciona como um pré-requisito. Além disso, as informações no Cadastro Único devem ser atualizadas a cada 2 anos, mas caso haja mudança na renda ou composição do grupo familiar, a atualização deve ser feita antes do prazo.

Como fazer consulta Vale Gás pelo CPF?

É possível consultar o Vale Gás pela internet ou telefone. Confira abaixo como fazer em cada opção:

Pelo aplicativo Auxílio Brasil
1. Abra o aplicativo Auxílio Brasil e clique em “Acessar”;
2. Em seguida, clique na opção “Quero entrar com minha senha do app Auxílio Brasil ou deseja me cadastrar”.
3. Digite seu CPF, marque a opção “Não sou um robô” e avance;
4. Digite sua senha e confirme (antes de digitar a senha pode ser que um código de confirmação seja enviado para seu e-mail);
5. Leia as informações que aparecem na tela;
6. Clique em “Benefícios” para ver quais estão disponíveis e a situação;
7. Também é possível clicar em “Ver parcelas” para ter acesso ao status de cada pagamento que já recebeu ou vai receber.

Também é possível acessar o aplicativo Auxílio Brasil com a senha utilizada no aplicativo Caixa Tem, basta clicar na opção “Quero entrar com a minha senha do app CAIXA TEM” e fazer login.

Pelo aplicativo Caixa TEM
1. Abra o aplicativo Caixa TEM;
2. Em seguida, faça login com CPF e senha cadastrada no app;
3. Marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”;
4. Clique na opção “Extrato” e procure pela sigla AUX GÁS para verificar o recebimento do benefício, que ocorrerá de acordo com calendário de pagamentos.

Pelo telefone
Além de utilizar o aplicativo do Auxílio Brasil, é possível fazer a verificação utilizando o CPF por meio de ligação. O atendimento pode ser feito pelo número 111 da Caixa Econômica ou pelo número 121 do Ministério da Cidadania.

Qual o valor e como recebo o Auxílio Gás?

O valor do Auxílio Gás para os meses de agosto, outubro e dezembro de 2022 é de R$ 110, o que equivale a 100% do valor do botijão de gás de cozinha. A previsão é que o valor do benefício seja de apenas 50% do pagamento do botijão de 13 kg para os contemplados.

Os beneficiários podem realizar o saque em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. Também é possível que o benefício seja pago em poupança social digital do Caixa Tem. É importante lembrar que os valores transferidos pelo Vale-gás não serão computados como renda no Cadastro Único.

Calendário de pagamento Vale Gás

O calendário de pagamento do Vale Gás segue as mesmas datas selecionadas para o pagamento do Auxílio Brasil. O dia de pagamento do Auxílio Brasil é definido de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social), que pode ser encontrado no cartão do Auxílio Brasil e também ao acessar o aplicativo Caixa Tem.

Conclusão

O Auxílio Gás é um benefício que pode ajudar muitas famílias brasileiras de baixa renda. Se você se encaixa nos requisitos para receber o benefício, não deixe de fazer a inscrição atualizada no Cadastro Único e verificar se foi contemplado por meio dos aplicativos ou telefone. É importante lembrar que o valor do benefício será de apenas 50% do valor do botijão de 13 kg, mas ainda assim pode ajudar muito quem precisa. Fique atento ao calendário de pagamentos e não deixe de receber esse benefício se você tiver direito.

Lembre-se de que a atualização dos dados do Cadastro Único deve ser feita regularmente e sempre que houver mudança na renda ou composição familiar. Caso tenha dúvidas ou dificuldades para se cadastrar ou acessar o benefício, procure o CRAS mais próximo da sua residência para obter ajuda e orientações específicas.

Além disso, é importante lembrar que o Vale Gás é um benefício temporário e pode sofrer alterações ao longo do tempo. Por isso, é importante que você fique atento às notícias e atualizações sobre o benefício para garantir que você esteja sempre recebendo o valor correto e dentro do prazo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas sobre o Auxílio Gás e como saber se você foi contemplado. Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *