Como decorar uma sala?

Você já se perguntou: como decorar uma sala? Algumas pessoas sentem dificuldade em manter o ambiente organizado e bem decorado, mas, com as indicações certas, é possível ter um espaço aconchegante, arrumado e cheio de personalidade.

Tenha em mente que a sala é o cômodo central da casa. É nela que recebemos convidados especiais, descansamos após um longo dia de trabalho, ou assistimos nossos filmes e séries favoritos. 

Por isso, é importante que o espaço tenha uma decoração única, capaz de mostrar parte da personalidade dos moradores, de modo a garantir aconchego e conforto sempre.

Continue lendo para conferir dicas úteis para você aplicar na sua sala pequena ou grande.

Como decorar uma sala pequena?

Saiba que salas pequenas merecem atenção especial. Nesse caso, a regra principal é otimizar o ambiente. Afinal, quanto mais funcional for o espaço, mais confortável e prático será seu cotidiano.

Antes de decidir como será a decoração, confira qual é o tamanho do cômodo. Assim, a compra dos móveis principais, como sofá e rack, será ainda mais certeira.

Uma sugestão é contar com móveis planejados. Eles são feitos sob medida e aproveitam todos os cantos da sala. Sem dificuldade, você terá um espaço acolhedor!

Depois de montar a base do cômodo, o próximo passo é investir nos acessórios de decoração. E é aqui que entram os truques de mestre, que conferem amplitude e profundidade à sala pequena.

Espelho e iluminação

Os espelhos não são apenas objetos decorativos. Sua função vai muito além disso! Eles são ideais para gerar a sensação de amplitude no espaço – sobretudo quando combinados com cores claras e uma boa fonte de iluminação natural e artificial.

Busque manter esses acessórios contra as entradas de luz. No entanto, se o espaço for pequeno e não houver tanta iluminação natural disponível, não tenha medo de apostar em luminárias. 

Spots e plafons são ótimas opções para clarear a sala. Outro benefício é que eles dão destaque aos objetos de decoração – você só precisa direcioná-los ao que deseja realçar.

Rack suspenso

Vale destacar também que o rack para sala não precisa ser grande em comprimento ou altura. Em ambientes menores, prefira modelos suspensos. Você pode combiná-los com prateleiras para organizar papéis e outros objetos, como DVDs e jogos de videogame.

Utilize a parte inferior para guardar caixas organizadoras, ou até mesmo puffs – se você é daqueles que gosta de receber visitas, mas não tem espaço o suficiente para manter poltronas.

Prefira cores claras na parede

Em ambientes pequenos, tons mais claros são ideais, porque geram a sensação de amplitude. Cores como branco, bege e cinza são as mais tradicionais.

Porém, isso não significa que você não possa pintar as paredes com outras cores, caso queira trazer vivacidade ao ambiente. A dica é pintar apenas uma delas em tons mais fortes, ou seguir a técnica da meia parede. Você já ouviu falar sobre ela? Pinte a parte inferior com cores escuras e deixe a parte superior com tons claros.

Como deixar a sala mais bonita?

Ainda tem dúvidas sobre como decorar uma sala? Veja quais são os acessórios essenciais, indicados para salas grandes e pequenas. Eles são responsáveis por manter o ambiente charmoso e aconchegante:

Tapete

O tapete deixa o ambiente confortável e quentinho. Também funciona como isolante acústico, o que ajuda a melhorar o som da televisão no ambiente. Assim, aquela noite de filmes e séries será ainda mais intensa!

Quando for escolher o seu, lembre-se que o tapete deve ficar 20 centímetros abaixo do pé do sofá e das poltronas. Dessa forma, o ambiente fica harmonioso, com uma área de estar bem delimitada.

Almofadas

Essenciais quando o assunto é decoração de sala, as almofadas garantem um espaço ainda mais bonito e confortável. Para mudar o visual do espaço sempre que quiser, o ideal é ter capas de almofada em casa.

Desse jeito, quando você enjoar da decoração, basta trocar as capas e renovar todo o ambiente com praticidade e sem gastar muito. Muito simples e prático!

Escolha peças que combinem com a decoração e com a sua personalidade. Você encontra capas feitas em diversos tecidos, como couro, linho, pelinhos e algodão, com estampas variadas. Use a criatividade para criar composições exclusivas.

Plantas

É claro que as plantas não podem ficar de fora! Responsáveis por purificar o ar, garantir mais aconchego e beleza no ambiente, distribua flores e folhagens da maneira como você preferir!

Se você não tem tempo para cuidar de diferentes espécies, uma boa opção são as plantas artificiais. Elas são tão bonitas quanto as reais e mantêm o espaço ainda mais agradável, sem qualquer trabalho.

Gostou das dicas? É só aplicar na sua sala e aproveitar o resultado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *