Como ligar do Brasil para o exterior

Fazer ligação para o exterior não é tão fácil como ligar de uma cidade para outra, pois esse tipo de chamada requer uma série de códigos, que variam de acordo com o país de destino. Não sabe como proceder? Fique atento às dicas que vamos passar no post abaixo!

ligações internacionais
Como ligar do Brasil para o exterior (Foto: Freepik)

As chamadas telefônicas já não são populares como antigamente, devido à utilização em massa de aplicativos de mensagens instantâneas, que também permitem fazer ligações de áudio e vídeo de graça, evitando gastos com tarifas. No entanto, nem sempre é possível utilizar esses recursos tecnológicos em chamadas internacionais.

Se você quiser ligar para um hotel nos Estados Unidos e tirar dúvidas sobre o valor da hospedagem ou precisa entrar em contato com um parente que mora na Espanha e não usa os apps de mensagens, por exemplo, precisa saber fazer ligação para outros países.

Como fazer ligação internacional

A primeira coisa que você precisa saber sobre ligar do Brasil para o exterior é que se trata de um serviço caro (veja detalhes sobre as taxas abaixo). Por isso, pense bem antes de realizar chamada DDI (Discagem Direta Internacional), principalmente se a ligação for demorada e feita em uma linha de celular.

Para realizar a ligação é necessário ter algumas informações prévias, como o código DDI do país para o qual você vai ligar. É muito fácil descobrir o DDI dos Estados Unidos, da Alemanha, do Japão e de qualquer país. Basta pesquisar no Google ou em sites especializados como o Country Codes (em inglês).

chamadas para o exterior
A ligação pelo celular geralmente é mais cara (Foto: Freepik)

É preciso ainda escolher uma operadora por meio do qual a chamada será efetuada (da mesma forma que utilizamos para ligações dentro do Brasil) e saber o código da cidade, além do número de telefone de destino.

Outra dica importante é que você deve sempre discar 00 em qualquer ligação internacional originada do Brasil, prefixo que serve para informar à operadora que a chamada a ser realizada é para outro país.

Exemplo de ligação internacional

Suponhamos que você queira fazer uma chamada para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, utilizando a operadora Oi, e que o número para o qual pretende discar seja 1111-2222 (número fictício). Quais códigos são necessários?

como fazer chamada para o exterior
Você sabe como ligar para os Estados Unidos? (Foto: Freepik)

Assim que tirar o fone do ganho e ouvir o tom de discagem, você deve discar, na sequência: 00 (prefixo internacional), o código da operadora, o DDI dos Estados Unidos, o código da cidade de Nova Iorque e o número do telefone de destino.

Dessa forma, a discagem ficaria assim: 00+31+ 1+212+11112222.

Vale lembrar que cada município tem um código diferente e, em alguns casos, pode haver até mais de um código na cidade. Você pode descobrir o código de área da cidade desejada fazendo uma busca no Google.

Tarifas

As tarifas para ligar do Brasil para o exterior variam de acordo com a operadora, o plano contratado e o tipo de linha da qual a chamada é originada (celular ou fixa). Geralmente, a cobrança é por minuto.

A dica é pesquisar bastante antes de escolher a operadora, e se achar muito caro busque alternativas como as ligações por Skype ou pelo aplicativo Viber, que podem ter tarifas mais baratas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *