Como tirar o Passaporte

Pensando em conhecer os Estados Unidos? Fazer um mochilão pela Europa? Passar alguns dias no Japão? O primeiro passo para a sua viagem internacional é tirar o passaporte, o que precisa ser feito antes mesmo de comprar as passagens.

tirar passaporte online
Como tirar o Passaporte (Foto: Freepik)

O passaporte é um documento de identidade emitido pelo governo através do qual o portador requisita permissão para cruzar a fronteira de um país estrangeiro. No Brasil, ele é emitido pela Polícia Federal.

Como tirar o passaporte? Se você está se preparando para viajar ao exterior pela primeira vez, confira as dicas a seguir para emitir esse importante documento!

Documentação necessária

Antes de efetuar a solicitação no site da Polícia Federal, você precisa reunir a documentação original que será necessária para a emissão e a retirada do passaporte, posteriormente.

onde solicitar passaporte
O passaporte é essencial nas viagens internacionais (Foto: Freepik)

Os documentos exigidos para tirar passaporte são:

  • Documento de identidade (RG, CNH com foto, carteira de trabalho etc);
  • CPF;
  • Certidão de casamento, caso tenha alterado seu nome;
  • Certificado de naturalização, se for naturalizado.

Não é preciso apresentar título de eleitor, comprovante de votação e do serviço militar (no caso dos homens). Essas informações são checadas na hora, e só serão exigidos tais documentos se houver alguma divergência. Também não é necessário levar fotos, exceto para crianças menores de 3 anos (nesse caso, leve uma foto 5×7 colorida e com fundo branco, tirada recentemente).

E se não for o seu primeiro passaporte, leve o anterior caso ainda esteja válido.

Solicitação no site da Polícia Federal

Conferiu os documentos? Agora, é a hora de solicitar passaporte online, preenchendo o formulário na página da PF. Não se esqueça de digitar todos os dados solicitados (nome completo, data de nascimento, endereço, telefones etc).

À medida que preencher cada página clique em “Próximo” e, ao final, revise os dados. Para finalizar, marque a caixa de seleção “Declaro que as informações…” e clique em “Enviar”.

site para tirar passaporte
Formulário de passaporte (Foto: Reprodução Polícia Federal)

Feito isso, será gerado um protocolo referente à sua solicitação, além do boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) que deve ser paga na rede bancária, respeitando a data de vencimento.

A taxa para emissão de passaporte é de R$ 257,25, atualmente.

Agendamento para atendimento

Após o pagamento da GRU, acesse o site para agendamento de atendimento para emissão do passaporte, informe o número de pessoas para o qual está solicitando o documento e clique em “Prosseguir”.

Na página seguinte, digite o CPF, o número do protocolo e a data de nascimento do solicitante. Clique em “Prosseguir” e escolha a cidade, o posto de atendimento, o dia e o horário para ser atendido, entre as opções disponíveis, e confirme o agendamento.

Compareça ao posto da Polícia Federal na data agendada, apresentando a documentação listada no início do texto. Durante o atendimento ocorrerá a conferência dos dados e a coleta das impressões digitais, além do registro da sua foto.

passaporte pela internet
Acompanhe o seu pedido (Foto: Reprodução Polícia Federal)

Retirada do passaporte

Terminado o atendimento, é só aguardar o documento ficar pronto. Você receberá um protocolo com a data provável para entrega do passaporte, mas também dá para acompanhar o andamento do pedido no site da PF.

Na data marcada, compareça à unidade da Polícia Federal para a retirada do passaporte, levando um documento de identidade original. A validade do passaporte é de 10 anos.

Viu como é fácil tirar passaporte? Caso tenha ficado com alguma dúvida, acesse a página de dúvidas frequentes da PF.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *