Google Lens: Como funciona

Ferramenta de reconhecimento de imagem, o Google Lens usa inteligência artificial para decodificar figuras e textos e usar essas informações para pesquisas, traduções e outros tipos de funcionalidades. 

Ficou interessado? Continue lendo para saber mais.

Google Lens: o que é?

Uma maneira simples de explicar o que é essa ferramenta, é dizer que o Google Lens “lê” imagens. Anunciada ainda em 2017 pelo Google, essa ferramenta pode ser usada nos seguintes sistemas e navegadores:

  • iOS (onde não possui um aplicativo específico, mas pode ser acessado dentro do aplicativo Google ou Google Fotos);
  • Google Chrome (onde já vem embutido no navegador);

Podendo identificar tanto figuras quanto textos e números, o Google Lens analisa o que o usuário está vendo e traz imagens semelhantes ao que está sendo observado. Resultados esses que são ranqueados por sua ordem de relevância, se baseando unicamente nos algoritmos da plataforma, mesmo quando fazem parte do Google Shooping.

Ao pesquisar uma imagem que está na sua tela (apontando a câmera do celular para ela ou usando uma imagem da sua galeria), o Google Lens ainda oferece uma série de recursos que ajudam o usuário a explorar aquela imagem, de acordo com o que ele precisa.

Como funciona o Google Lens

Se interessou por um produto e quer descobrir a sua marca, modelo ou ao menos encontrar um item que seja parecido com ele? Ao pesquisar a imagem em questão no Google Lens, você consegue descobrir tudo isso.

Por exemplo, ao usar a imagem de um celular você descobre qual é o modelo de iPhone em questão. Ao clicar em Compras, é possível ver imagens de sites que estão vendendo esse modelo de celular – ou itens similares a ele – e ter a possibilidade de filtrar os resultados por faixas de valores.

Encontrou uma flor e quer saber mais sobre ela? O Google Lens também consegue te ajudar nessa busca! Basta apontar a câmera do celular para ela e como primeiro resultado você já é informado sobre qual é a sua espécie.

Caso o assunto, no entanto, sejam textos, o Google Lens tem ainda mais funcionalidades interessantes. A primeira delas é que o app consegue detectar o texto contido em uma imagem, seja ele o trecho de um livro ou simplesmente uma frase estampada em um cartaz.

Depois disso, você pode colocar para ouvir o trecho selecionado (e assim entender sua pronúncia), copiar o texto direto da imagem ou até mesmo traduzir o que está na tela, tudo diretamente pelo aplicativo.

Além disso, você ainda pode usar o Google Lens para fazer pesquisas relacionadas a comidas e lugares, descobrindo que tipo de prato você está vendo, do que se trata aquele ingrediente que aparece no cardápio ou qual é o nome daquela praça famosa.

Por fim, ainda dá para usar o aplicativo para tirar dúvidas relacionadas à Matemática, História, ou Biologia, já que ao apontar sua câmera para o problema, o Google Lens consegue buscar explicações sobre aquela questão através de vídeos e resoluções.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.