Inscrições OBMEP: Como se inscrever

Alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares podem participar da Obmep, tradicional olimpíada de matemática realizada anualmente, que conta com a presença de milhões de jovens de todo o Brasil.

Obmep provas
Inscrições OBMEP: Como se inscrever (Foto: Pexels)

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (IMPA) desde 2005, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição estudantil tem ainda a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Em 2018, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) chegou à sua 14ª edição e batendo recorde de participação, contando com mais de 18 milhões de estudantes inscritos, representando quase 55 mil escolas de todo o país. Este ano também marcou a primeira participação de alunos da rede particular.

O que é OBMEP

Maior competição científica estudantil do Brasil, a Obmep é realizada em duas etapas ao longo do ano. Na primeira delas, que acontece dentro das próprias escolas inscritas, os alunos fazem uma prova objetiva composta por 20 questões, que testam a criatividade e o raciocínio lógico dos participantes.

Já a 2ª fase da Obmep tem a presença apenas dos melhores colocados de cada escola, que fazem uma prova discursiva contendo seis questões. Em ambas as etapas, as provas têm grau de dificuldade variando conforme o nível de escolaridade dos concorrentes, lembrando que a olimpíada é aberta aos alunos a partir da 6ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Obmep 2019
A competição estimula o estudo da Matemática (Foto: Pexels)

Após a correção dos testes, a organização da olimpíada de matemática anuncia os vencedores da Obmep, que recebem medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com o desempenho, e também menções honrosas. Além disso, os melhores colocados na competição podem ser incluídos em programas de iniciação científica.

Dessa forma, o objetivo da Obmep é incentivar o estudo da Matemática, ajudando a descobrir novos talentos para as áreas científica e tecnológica. A competição ainda promove a inclusão social pela difusão do conhecimento e pode contribuir bastante para a melhora no desempenho dos alunos na escola, em geral.

Quando acontece a próxima edição

A Obmep 2018 já teve as duas fases realizadas. Agora, os participantes da última etapa estão à espera da divulgação do resultado final e da premiação, o que deve acontecer no dia 21 de novembro, conforme o calendário oficial da olimpíada.

Obmep inscrições
Estudantes de nível fundamental e médio podem participar da olimpíada de matemática (Foto: Pexels)

A próxima edição da Obmep acontece em 2019 e deve seguir programação parecida à deste ano, ou seja, as provas da primeira etapa acontecendo no primeiro semestre (entre maio e junho) e a segunda fase ocorrendo no segundo semestre (em setembro, provavelmente).

Como se inscrever

Interessado em participar da Obmep 2019? Então, fique atento ao calendário da competição, que deve sair em breve. Vale ressaltar que as inscrições para Obmep são feitas pelas escolas – não há inscrição individual dos alunos. No momento do cadastro, cada escola informa o número total de estudantes que vão participar.

Dessa forma, quem deseja ingressar na competição deve entrar em contato com a secretaria da escola e informar o seu interesse. As inscrições Obmep 2019 serão recebidas exclusivamente através do site http://www.obmep.org.br, em data a ser divulgada posteriormente (normalmente, o prazo é aberto entre os meses de fevereiro e abril).

O cadastro é gratuito para as escolas públicas, enquanto para as escolas privadas há a cobrança de uma taxa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *