Intercâmbio Gratuito 2018 – Dicas de onde conseguir

Estudar fora do Brasil é o sonho de muitos jovens, que também podem aproveitar a estadia no exterior para conhecer novas culturas, aprender uma nova língua ou aprimorar seus conhecimentos e muito mais. Uma boa iniciativa para quem tem esse desejo é participar dos programas de intercâmbio.

intercâmbio grátis
Intercâmbio Gratuito 2018 – Dicas de onde conseguir (Foto: Freepik)

E a boa notícia é que há várias opções de intercâmbio gratuito 2018, disponibilizadas por universidades, escolas de idiomas, empresas e pelo governo, entre outros tipos de instituições, abrindo ótimas oportunidades para quem deseja viajar.

As bolsas de estudo são oferecidas para estudantes do ensino médio, universitários, pós-graduandos e alunos de cursos línguas, podendo cobrir gastos com passagens, hospedagem, estudos, alimentação, transporte, seguro saúde e materiais didáticos, dependendo do tipo de programa.

Intercâmbio grátis Ensino Médio

Se você é estudante do nível médio e quer fazer um intercâmbio grátis, tem à disposição boas alternativas, como o programa Jovens Embaixadores, organizado pela Embaixada dos Estados Unidos. Os bolsistas têm direito a passar três semanas nos EUA, participando de uma série de eventos e conhecendo a cultura americana.

bolsas de estudo grátis
O programa Jovens Embaixadores leva estudantes aos EUA (Foto: Reprodução Jovens Embaixadores)

Os interessados devem ter entre 15 e 18 anos de idade, excelente desempenho escolar, perfil de liderança e estar engajado em atividades de voluntariado, além de estarem matriculados no ensino médio e pertencerem à camada socioeconômica menos favorecida. Maiores informações podem ser obtidas no site do programa.

Vale destacar também projetos como a UWC (United World Colleges), que dispõe de bolsas em 17 colégios de vários países, e a AFS Intercultural Programs, ONG especializada em intercâmbio de estudantes secundaristas. Acesse os sites da UWC Brasil e AFS Brasil e confira os detalhes.

Intercâmbio grátis graduação e pós-graduação

Bolsas de intercâmbio para universitários estão entre as mais procuradas, possibilitando aos graduandos complementar seus estudos no exterior. Uma das boas alternativas é o programa Santander Universidades, que contempla bolsas internacionais e também nacionais.

O projeto conta com bolsas na Espanha, Argentina, Chile, México, Portugal, Porto Rico e Colômbia, entre outros países, com os participantes tendo direito ao custeio de passagens, hospedagem e alimentação. Todas as informações podem ser conferidas na página do Banco Santander.

bolsas para intercâmbio grátis
Muitos jovens sonham em estudar no exterior (Foto: Freepik)

Bolsas de estudo nos Estados Unidos é o que oferece a Fulbright, instituição que possui parcerias com os governos do Brasil e dos EUA, sendo conhecida pela ampla oferta de bolsas que propiciam a formação de estudantes e pesquisadores.

As bolsas Fulbright contemplam os níveis de graduação, pós-graduação, doutorado sanduíche e pós-doutorado, com vagas abertas em diversas universidades americanas. Para concorrer a essas oportunidades você deve se inscrever no site da instituição.

Intercâmbio grátis curso de idiomas

A oferta de intercâmbio gratuito 2018 também traz ótimas oportunidades para quem possui interesse em estudar idiomas no exterior. Uma delas é oferecida pela startup OBolsista, que vai levar 500 jovens brasileiros para uma pequena temporada de estudos em outros países.

O projeto cobre todos os custos da viagem, e para participar é preciso ter idade mínima de 18 anos e renda de até três salários mínimos. A seleção inclui prova online de conhecimentos gerais, redação e teste de proficiência em inglês ou espanhol, conforme escolha do candidato.

Saiba como participar acessando o site OBolsista.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *