Tosse Seca – Como aliviar?

A tosse seca é um problema comum e que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, tornando-se mais frequente principalmente no período da noite. Quais são as possíveis causas desse problema e como aliviá-lo? É o que vamos descobrir no post a seguir!

tosse seca e persistente
Tosse Seca – Como aliviar? (Foto: Freepik)

Esse tipo de tosse se caracteriza por não ter a presença de secreção clara ou catarro, consistindo em uma tosse que passa a sensação de que há algo preso na garganta, coceira ou uma simples irritação, causando bastante incômodo, ainda mais se for prolongada.

Apesar das complicações que ela causa, vale lembrar que a tosse é um importante mecanismo de defesa do sistema respiratório, pois possibilita a remoção de corpos estranhos, excesso de secreção e micro-organismos infecciosos das vias aéreas.

Causas

As causas da tosse seca podem ser as mais variadas possíveis. Em geral, o problema tem origem alérgica, devido ao contato constante com pelos de animais, poeira e pólen das flores, provocando irritação da garganta e coceira.

Entre as causas da tosse seca persistente também pode estar a doença do refluxo gastroesofágico, que induz o processo inflamatório local através do aumento da acidez no esôfago e na laringe, devido à ingestão de determinados tipos de alimentos.

tosse seca causas
O tabagismo é uma das possíveis causas da tosse (Foto: Freepik)

Conheça outros fatores que podem levar à tosse seca:

  • Bronquite;
  • Asma;
  • Rinite;
  • Sinusite;
  • Pneumonia;
  • Tuberculose;
  • Poluição do ar;
  • Cigarro.

Mais raramente, a tosse seca pode estar associada a condições psicológicas em que tossir é um hábito (tosse psicogênica); à ansiedade e estresse; aos efeitos colaterais de alguns medicamentos; a problemas cardíacos; ao câncer de pulmão; e a corpo estranho aspirado.

Como aliviar

Há diversas formas de aliviar tosse seca, dependendo do que está levando ao surgimento dessa condição. Ou seja, primeiramente é preciso descobrir as causas da tosse, para então escolher o melhor tipo de tratamento.

No entanto, há algumas maneiras de tratar tosse seca que servem para praticamente qualquer caso, como tomar uma colher de mel diariamente (diminui o muco e a irritação local), beber pelo menos 1,5 litro de água por dia (mantém as vias aéreas hidratadas) e evitar a fumaça do cigarro (diminui as chances de irritação da garganta).

como aliviar a tosse
Beber muita água ao longo do dia ajuda a aliviar os sintomas da tosse (Foto: Freepik)

Você também pode investir em alguns remédios caseiros para tosse seca, como o chá de hortelã, chá de camomila, chá de erva cidreira, chá de erva-doce e xarope de cenoura.

Veja outras maneiras de aliviar tosse seca:

  • Evitar o contato com pelos de animais e poeira (se a causa for alérgica);
  • Elevar a cabeceira da cama (se causada por refluxo);
  • Tomar remédio para tosse seca (se causada por alguma doença e somente com orientação médica);
  • Parar de fumar.

Quando procurar o médico

Caso a tosse seca permaneça por mais de duas semanas você deve procurar o médico, principalmente se tem alguma doença respiratória crônica ou a tosse esteja associada a outros sintomas.

Além de uma avaliação médica completa, o profissional poderá pedir alguns exames para detectar a causa da tosse seca (videoendoscopia nasal, raio-x do tórax e endoscopia digestiva) e recomendar o melhor tratamento para o seu caso.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *