IPVA 2019: Consulte Valores

Os proprietários de carros, motos, ônibus, caminhões e outros tipos de veículos devem ficar atentos ao IPVA 2019, que começa a ser cobrado no mês de janeiro, na maior parte do país. Querendo saber qual o valor do tributo? Basta continuar a leitura!

ipva 2019 valor
IPVA 2019: Consulte Valores (Foto: Fotos Públicas.com)

Cobrado anualmente pelos governos estaduais, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é obrigatório e o seu pagamento aparece como pré-requisito para tirar o licenciamento do veículo, ou seja, quem não quitar o tributo fica com o carro em situação irregular.

O dinheiro arrecadado com o IPVA traz muitos benefícios para a população, uma vez que é destinado às despesas com educação, saúde, saneamento, transporte e segurança, entre outras áreas, sendo dividido entre o governo estadual e o município.

Como é calculado o valor do IPVA

O cálculo do valor do IPVA leva em conta, basicamente, dois fatores: o valor venal do veículo (preço médio do automóvel no mercado) e a alíquota do imposto. O valor venal varia de acordo com o modelo e o ano de fabricação, geralmente tendo como base a tabela Fipe.

Já a alíquota do IPVA é definida pelo governo de cada estado e varia de acordo com o tipo de veículo. Por isso, o valor do IPVA é diferente de um estado para o outro.

calcular ipva 2019
O cálculo leva em conta o valor venal do veículo e a alíquota do imposto (Foto: Freepik)

Vejamos o exemplo de São Paulo. As alíquotas do IPVA SP são as seguintes:

  • 1,5%: Caminhões e outros veículos de carga
  • 2%: ônibus e micro-ônibus; camionete cabine simples; motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos; empilhadeiras, guindastes e outros do tipo
  • 3%: veículos movidos a álcool, GNV ou eletricidade, exclusivamente ou combinados entre si
  • 4%: veículos não incluídos nas categorias acima

Para calcular o IPVA, basta multiplicar o valor do automóvel pela alíquota. Dessa forma, se você possui um carro registrado em São Paulo, por exemplo, com valor venal de R$ 20.000,00 e alíquota de 4%, pagará R$ 800,00 de IPVA (20.000,00 x 0,04).

Condições de pagamento

Em geral, o pagamento do IPVA pode ser realizado em parcela única, à vista e com desconto, ou parcelado em até três vezes, lembrando que as condições variam conforme o estado.

IPVA valor 2019
Motos, carros, caminhões, ônibus e outros tipos de veículos estão sujeitos ao IPVA (Foto: Freepik)

As guias de pagamento do IPVA são enviadas para a residência dos proprietários, em alguns estados, mas em outros é preciso que o contribuinte retire o boleto online ou na rede bancária.

Onde consultar os valores

Quanto vai custar o IPVA 2019? Conforme vimos acima, o valor do imposto varia conforme o estado em que o veículo foi registrado, o ano de fabricação e o tipo de automóvel, entre outros fatores.

Dessa forma, para saber o valor do IPVA 2019 é preciso verificar as informações junto à Secretaria da Fazenda do seu estado ou ao Detran local.

Nos links abaixo você encontra maiores informações:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *