Leilão de Carros na Internet: Como participar

O leilão de carros na internet é uma alternativa bastante interessante para quem pretende comprar carro barato, podendo resultar em um bom negócio, desde que se tome alguns cuidados ao participar desse tipo de certame.

leilão online de carros
Leilão de Carros na Internet: Como participar (Foto: Freepik)

Mecanismo de venda pública que possibilita a participação de um alto número de interessados na compra de um bem, o leilão, seja presencial ou virtual, tem como vencedor aquele participante que der o maior lance de valor, a partir do preço mínimo definido para o item.

Além de carros de passeios, dá para arrematar utilitários, motos, caminhões, ônibus e outros tipos de veículos nesses eventos online, bem como uma enorme gama de outros produtos, entre os quais smartphones, notebooks, eletrodomésticos, roupas, bebidas etc.

Como funciona o leilão de carros na internet

Os leilões online de carros funcionam de maneira semelhante aos leilões presenciais, seguindo as mesmas regras e estrutura deste, mas com o diferencial de permitir lances pela internet, ou seja, o interessado pode participar de sua casa ou de onde estiver, mesmo que o evento aconteça do outro lado do país.

Outra vantagem do leilão de carros pela internet é a possibilidade de dar lances por antecipação, sem precisar esperar a data do leilão. Para tanto, basta escolher a opção de lance automático e definir o limite máximo da sua oferta. Com isso, o sistema dá os lances por você, até chegar ao seu valor máximo estabelecido.

leilões online
O interessado dá lances pelo computador (Foto: Freepik)

Mas o participante também pode dar os lances manualmente, acompanhando o evento em tempo real, opção mais vantajosa em determinadas situações, aumentando as chances de fazer um bom negócio.

Vale lembrar que há alguns leilões híbridos, que acontecem presencialmente e online ao mesmo tempo, permitindo a participação de quem está no local do evento e também dos internautas.

Como participar

Como participar de leilão de carros na internet? Primeiramente, você precisa encontrar as empresas que realizam leilões online. Há inúmeros leiloeiros pela internet, e uma boa dica para achá-los é pesquisar por “leilão de carros online” no Google ou em seu buscador de preferência.

comprar carro em leilão pela internet
Quem der o maior lance arremata o carro (Foto: Freepik)

Assim que encontrar as empresas que promovem leilões pela internet, vá aos sites delas, confira os lotes de carros disponíveis para arremate, verifique as datas dos eventos e faça o cadastro na página do leiloeiro. No dia do leilão, basta entrar no site com login e senha para dar os seus lances.

De maneira geral, os leilões virtuais de carros são abertos a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos e às pessoas jurídicas. Mas pode haver exigências específicas em alguns casos, por isso você deve consultar os requisitos antes de se cadastrar.

Cuidados ao participar de um leilão online

Comprar carros em leilões pela internet pode ser um ótimo negócio e trazer grande economia, mas o interessado deve tomar alguns cuidados antes de participar desses eventos:

  • Ler, com atenção, a descrição do veículo (se é novo, usado ou sucata, se tem avarias, dívidas ou outros problemas);
  • Visualizar fotos e vídeos do carro ou fazer a visita presencial, se disponível;
  • Consultar a situação do veículo (se tem multas ou outro tipo de pendência);
  • Escolher leiloeiros de boa reputação.

Analisados esses detalhes, você precisa saber que o carro comprado de leilão não oferece garantia, direito de troca ou devolução, e que o pagamento deve ser feito à vista. Se quem arrematar o veículo desistir do negócio, está sujeito a multa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *