Plataforma Freire 2019: Como vai funcionar

Oferecer cursos gratuitos para professores da rede pública de ensino, facilitando a capacitação dos docentes, é um dos objetivos da Plataforma Freire, que chega à edição 2019 atendendo também aos estudantes, pesquisadores e outros profissionais do universo acadêmico.

cursos para professores
Plataforma Freire 2019: Como vai funcionar (Foto: Freepik)

Gerenciada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ela consiste em uma ferramenta utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para promover a formação de professores, contribuindo para a melhora da qualidade de ensino.

Se você é universitário e pretende investir na carreira de docente ou já atua como professor e deseja se especializar, não pode perder a chance de participar do programa. Confira as informações a seguir!

Como funciona

A Plataforma Freire 2019 é um sistema disponibilizado pela Capes que funciona como uma base de currículos, similar ao Currículo Lattes, que possibilita a gestão e o acompanhamento dos programas de formação de professores da educação básica.

Por meio dela, as redes de ensino acessam as informações sobre os profissionais do magistério, facilitando o planejamento e a elaboração de políticas locais de formação inicial e continuada para tais profissionais.

cursos Plataforma Freire
Os cadastrados na plataforma podem fazer cursos e aproveitar outras vantagens (Foto: Freepik)

Com essas informações, o MEC desenvolve cursos gratuitos de especialização para professores, que ajudam a potencializar a carreira desses docentes, e como eles podem atualizar seus dados na própria plataforma, os professores ganham um excelente canal para divulgar o seu currículo.

Podem participar da Plataforma Freire:

  • Professores da Educação Básica;
  • Docentes e estudantes de cursos de Licenciatura;
  • Pesquisadores e estudantes de pós-graduação atuantes na educação básica e na formação de professores para esse nível de ensino;
  • Gestores e outros profissionais da escola básica;
  • Secretários de Educação e demais profissionais de programas e atividades da Capes.

Cursos que devem ser oferecidos

O MEC ainda não divulgou as informações sobre a Plataforma Freire 2019, mas acredita-se que ela deve disponibilizar cursos grátis semelhantes aos oferecidos em 2018.

Caso isso se confirme, haverá os seguintes cursos gratuitos Plataforma Freire 2019:

  • Primeira licenciatura para professores que não possuem formação superior
  • Especialização em Educação Infantil para os professores com formação superior que atuam nessa etapa da educação
  • Especialização em Alfabetização para professores com formação superior atuantes nos anos iniciais
  • Especialização em Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais
  • Especialização em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nos anos finais do Fundamental
  • Especialização em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais

Como se inscrever

Faz parte do público-alvo da iniciativa e se interessou pelos cursos grátis e demais facilidades do projeto? As inscrições podem ser feitas através do site da Plataforma Freire 2019.

Ao entrar na página, clique em “Solicitar cadastro” e informe os dados solicitados para dar prosseguimento ao cadastro na Plataforma Freire. Para confirmar a sua inscrição é necessário clicar no link enviado por e-mail, a partir do qual dá para registrar a sua senha.

cadastro Plataforma Freire
Página de cadastro (Foto: Reprodução Plataforma Freire)

Em seguida, você poderá criar o seu perfil na plataforma e se inscrever nos cursos disponíveis.

A Capes tem um passo a passo que pode ajudar no seu cadastro, e caso ainda tenha alguma dúvida é só entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *