Prouni 2019

O Prouni 2019 vai oferecer milhares de bolsas de estudo para cursos superiores em todo o país, atendendo aos estudantes que não têm condições de arcar com as mensalidades das universidades particulares. A edição do primeiro semestre terá inscrições abertas no final do mês de janeiro.

Prouni 2019 primeiro semestre
Prouni 2019 (Foto: Pexels)

Criado em 2004 pelo governo federal, o Programa Universidade para Todos concede bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior da rede privada, contemplando graduações das mais variadas áreas do conhecimento.

Assim como o Sisu, o Prouni 2019 primeiro semestre também exige que os candidatos tenham participado do Enem 2018 alcançando nota acima de zero na redação. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado na seleção dos bolsistas, que precisam ficar atentos à nota de corte do Prouni.

Como funciona o Prouni

Considerado um dos principais programas de bolsas de estudo para o ensino superior do Brasil, o Prouni disponibiliza benefícios exclusivos para alunos de baixa renda, que podem concorrer a dois tipos de bolsas.

Na bolsa integral, o beneficiado tem direito a 100% de desconto na mensalidade, ou seja, estuda de graça na faculdade privada. Já no caso da bolsa parcial, o universitário recebe 50% de desconto, ficando o restante da mensalidade por sua conta.

bolsas Prouni
Concorra a milhares de bolsas de estudo participando do programa do governo federal (Foto: Pexels)

É importante ressaltar que os contemplados com a bolsa de 50% do Prouni podem complementar a mensalidade da graduação com o financiamento estudantil do governo federal. Para tanto, é necessário se inscrever para o Fies 2019.

Com relação aos cursos e universidades participantes do Prouni 2019 primeiro semestre, o MEC vai divulgar, em breve, todas essas informações, disponibilizando a consulta de vagas na página do programa alguns dias antes da abertura das inscrições.

Inscrições Prouni 2019/1

As inscrições para o Prouni primeiro semestre 2019 abrem no dia 29 de janeiro. Será possível se cadastrar até as 23h59 do dia 1º de fevereiro, acessando o endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. Para se registrar é necessário informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha deste exame.

inscrições Prouni 2019 1 semestre
As inscrições para o Prouni acontecerão entre janeiro e fevereiro (Foto: Pexels)

Além de ter feito a última edição do Enem, quem deseja participar do Prouni 2019 deve se encaixar em pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Estudado o ensino médio integralmente em escola pública;
  • Feito o ensino médio parcialmente em escola particular, como bolsista integral;
  • Feito o ensino médio integralmente em escola privada, como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino.

Também há as exigências financeiras quanto ao tipo de bolsa:

  • Bolsa integral: ter renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Bolsa parcial: ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

Datas Prouni 2019

O resultado do Prouni 2019 1º semestre sai no dia 4 de fevereiro, com os aprovados devendo confirmar a matrícula até o dia 12 do mesmo mês.

Veja outras datas importantes no calendário do Prouni 2019 para o início do ano:

  • 18 de fevereiro: divulgação da segunda chamada;
  • 18 a 25 de fevereiro: matrícula dos convocados na segunda chamada;
  • 7 e 8 de março: participação na lista de espera;
  • 11 de março: resultado da lista de espera;
  • 12 e 13 de março: matrícula dos selecionados pela lista de espera.

Maiores informações podem ser conferidas no edital do Prouni 2019.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *