Sisu 2019

O Sisu 2019 vai oferecer mais de 200 mil vagas em universidades públicas gratuitas para o primeiro semestre, em todo o Brasil. Se você quer fazer um curso superior de graça não fique fora dessa, conferindo todas as informações a seguir sobre esse concorrido processo seletivo.

vagas Sisu primeiro semestre
Sisu 2019 (Foto: Pexels)

Substituto do vestibular convencional em algumas das principais universidades federais do país, o Sistema de Seleção Unificada é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e acontece em duas edições por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Para concorrer às vagas do Sisu 2019 é obrigatório ter participado do Enem 2018 e obtido nota acima de zero na redação, já que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio são utilizadas na seleção dos alunos.

Vagas Sisu 2019 1º semestre

No total, 235.476 vagas serão oferecidas no Sisu 2019 primeiro semestre, de acordo com o MEC, distribuídas entre 129 instituições públicas de ensino superior (estaduais e federais) de todo o país, incluindo universidades bastante procuradas.

Em relação aos cursos, há oportunidades para graduações que estão entre as mais concorridas, como Medicina, Direito, Medicina Veterinária, Odontologia, Comunicação Social e Engenharias, e também para outras que não são tão populares.

pesquisar vagas sisu
Os candidatos podem pesquisar as vagas abertas com antecedência (Foto: Reprodução Sisu)

Quer saber quais cursos estão disponíveis, as instituições participantes, as cidades com vagas abertas e o número de oportunidades para cada graduação? Os interessados em participar do Sisu 2019/1 já podem consultar as vagas ofertadas pelo sistema.

Para consultar vagas Sisu 1º semestre 2019 é só clicar em “Pesquisar vagas” no site do Sisu. Em seguida, digite o nome do curso, a instituição ou o município de interesse e veja o resultado, que mostra detalhes como turno, total de vagas e a existência ou não de cotas, entre outras informações.

Inscrições para o primeiro processo seletivo 2019

As inscrições para o Sisu 2019 1º semestre estarão abertas a partir do dia 22 de janeiro, sendo recebidas exclusivamente por meio do site http://sisu.mec.gov.br/. O prazo para se cadastrar termina às 23h59 do dia 25 do mesmo mês.

Você deve informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha cadastrada neste exame. Cada concorrente pode escolher até duas opções de cursos entre as vagas ofertadas, tendo a possibilidade de alterá-las durante o período de candidatura.

Sisu 2019/1
As inscrições ocorrem no site oficial do programa (Foto: Reprodução Sisu)

O resultado do Sisu 2019 primeiro semestre sai no dia 28 de janeiro. Os alunos aprovados deverão efetuar a matrícula entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, comparecendo à universidade para a qual foram convocados.

Quem não foi selecionado poderá participar da lista de espera, manifestando o interesse entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, na página de seleção. A convocação desses candidatos acontecerá a partir de 7 de fevereiro.

Como é feita a seleção

A seleção das vagas para o Sisu 2019 é feita com base nas notas do Enem, como explicamos anteriormente. Os candidatos devem ficar atentos à nota de corte do Sisu 2019 para a graduação desejada, pois ela serve de referência para o ingresso naquele curso.

As notas de corte podem mudar diariamente, dependendo do número de candidatos, por isso é preciso verificar a situação da inscrição todos os dias, para aumentar as chances de aprovação.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *