REDEMET radar: Saiba como utilizar

Quer saber qual é a previsão do tempo para sua cidade nos próximas dias, mas está cansado de usar aplicativos de meteorologia cheio de sugestões e que pedem acesso até mesmo ao seu microfone? Procura uma opção mais simples e confiável? Simples, utilize o REDEMET Radar.

A Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica tem como objetivo integrar os produtos meteorológicos voltados à aviação civil e militar, visando tornar o acesso a estas informações mais rápido, eficiente e seguro.

Qualquer pessoa pode acessar o site e encontrar informações meteorológicas da região que deseja com apenas alguns cliques.

Continue lendo este artigo para saber quais são os benefícios e como utilizar a REDEMET Radar. 

REDEMET: O que é?

Caso você ainda não conheça, a Rede de Meteorologia (REDEMET) é o canal utilizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para fornecer dados meteorológicos para a aviação civil e militar. O objetivo, como já foi dito, é oferecer acesso rápido, eficiente e seguro. 

Para isso, a REDEMET mantém cooperação com diversos órgãos nacionais e internacionais de Meteorologia Aeronáutica e é o meio oficial do Comando da Aeronáutica (COMAER) para divulgar estas informações. 

Funções apresentadas

O sistema utiliza recursos gráficos e o principal é o georreferenciamento. Esse recurso é usado para facilitar a localização dos produtos em mapas meteorológicos para a identificação de fenômenos que influenciam as atividades de navegação aérea. 

Quando a informação é georreferenciada, o usuário é direcionado a posição onde está acontecendo o fenômeno no mapa. Ele pode, ainda, aumentar a imagem com um zoom e interpolar pontos. 

Apresentando um visual interativo, já na tela de abertura, o usuário acessa os produtos em camadas integradas de imagens de radares, satélites, modelagem numérica, condições meteorológicas, plotagens do SIGMET – mensagem em linguagem abreviada, expedida por um Centro Meteorológico de Vigilância (CMV), sobre fenômenos observados ou previstos em rota que possam afetar as aeronaves em voo acima do FL100 – e das Regiões de Informação de Voo (FIR). 

Já na opção Autoatendimento é gerada a documentação necessária para o planejamento do voo, com informações meteorológicas para a sua execução de forma segura e mais eficiente. 

Na Ferramenta de Monitoramento, por usa vez, é feita a integração das mensagens meteorológicas não regulares de forma gráfica. Ou seja, você pode vigiar de forma contínua as condições meteorológicas nos aeródromos e no espaço aéreo. 

Há também o Meteograma que permite o acompanhamento online das variações do tempo nos aeródromos, utilizando as informações do METAR das últimas 96 horas. 

Passando para o Sistema de Tempo Severo Convectivo (STSC), que é a ferramenta destinada à detecção e ao monitoramento de células convectivas em seu estágio mais ativo (nuvens cumulonimbus – CB) que, devido ao seu grande desenvolvimento vertical, impactam, consideravelmente, as aeronaves em voo. 

O STSC destaca as áreas de ocorrências de tempo severo convectivo, com base no processamento e análise dos dados dos Radares Meteorológicos e do Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas. A atualização dos dados gerados pelo STSC é realizada em intervalos inferiores a 3min e sua resolução espacial é 10×10 km. 

Por fim, o Mosaico dos Radares Meteorológicos gera a visualização em mapa georreferenciado, com recursos de visualização de vários produtos. 

REDEMET Radar: como utilizar?

Todas as informações do REDEMET Radar ficam disponíveis para que você também possa acessar, sem mais complicações.

Primeiro, você deve acessar o site do REDEMET (clique aqui), depois clique em radar na aba camadas.

Lá, selecione a opção maxxcappi (para pegar todas as altitudes). Quando você faz isso, irá aparecer as informações de todos os radares disponíveis (os que estiverem funcionando, é comum algum estar inoperante por falta de verba).

Nessa página você terá acesso à cobertura meteorológica que o Brasil possui. Cada bolinha é um aeródromo com estação meteorológica e você pode acessar para ter mais informações naquela região (dos aeródromos, não dos radares).

Mas a função mais significativa para nós do REDEMET é ver a animação das camadas. Basta abrir o menu animação e escolher o radar desejado para ver a probabilidade de chuva no local selecionado.

Esse é um diferencial, geralmente os apps de meteorologia só mostram se irá chover na cidade, mas não em qual lugar e qual hora.

Caso você não saiba o que cada cor presente na imagem significa, basta verificar em legenda, imagens de radar:

Pronto, agora você tem uma boa fonte de informação meteorológica sem precisar ter que baixar um aplicativo no seu celular.

Entre em contato com a REDEMET

Quer falar com a REDEMET? O DECEA oferece um canal de comunicação para o envio de dúvidas, sugestões, comentários, críticas, elogios e notificações de erros através, para isso clique no link.

Opções de aplicativos

Algumas pessoas preferem ter informações sobre o tempo disponíveis no celular através de aplicativos. Nesses casos, algumas boas opções incluem:

1. AccuWeather

O AccuWeather é um dos aplicativos para previsão do tempo mais conhecidos. É também um dos mais precisos, fornecendo informações sobre o clima em tempo real, contando com diversas funcionalidades interessantes.

Tempestades e/ou mudanças repentinas no clima são avisadas através de alertas, para garantir que ninguém seja pego de surpresa por um evento meteorológico inesperado.

Além de possibilitar a consulta de previsões para hoje ou daqui a duas semanas, o AccuWeather traz informações sobre o vento, umidade do ar e sensação térmica.

Para baixar o AccuWeather, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

2. Climatempo

Outra opção bem conhecida. Com o Climatempo você fica por dentro do clima em qualquer lugar. Dá para checar em tempo real, além de contar com dados por hora, diários ou para o dia seguinte.

Além das funções básicas, é possível receber notícias relacionadas ao clima e ficar por dentro do que anda acontecendo no mundo. Com o widget do aplicativo, basta selecionar o tipo de conteúdo e ter acesso diretamente da tela inicial ou de bloqueio.

No app há informações de velocidade do vento, visibilidade, pressão atmosférica, horário do nascer e pôr do Sol, umidade do ar, entre outras. O aplicativo ainda rastreia tempestades.

Para baixar o Climatempo, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

3. Clima & Radar

Procura por previsão do tempo instantânea? Com o Clima & Radar você pode se prevenir para as temperaturas das próximas 24 horas ou para daqui a 14 dias. Além, é claro, de dezenas de outros dados para que tudo saia conforme o planejado, sem correr o risco de ter a chuva arruinando seus planos para um dia no parque.

Ainda é possível checar a velocidade do vento, a visibilidade, probabilidade de chuva, horário do nascer e pôr do Sol, sensação térmica, entre muitas informações. Para que os dados sejam mais certeiros, é possível incluir a localização exata no app.

Para baixar o Clima & Radar, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *