Flightradar24: Saiba como utilizar

Acompanhar a chegada de um voo já não é mais exclusividade dos operadores do aeroporto. Atualmente, existem diversos aplicativos para rastrear aviões e ver horários de voos, como o Flightradar24. Eles são muito úteis se você tem um voo próximo ou aguarda alguém chegar ao aeroporto.

As informações sobre os voos são disponibilizadas online pelos aeroportos. Seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo, é possível saber em tempo real onde um avião está, para onde ele está indo e quanto tempo ainda irá demorar para chegar ao seu destino. 

Entre todos os aplicativos do gênero disponíveis para smartphones e tablets, poucos são tão completos quanto o Flightradar24. Ele permite que você rastreie voos em tempo real no mundo inteiro, seja pesquisando-os a partir do número do voo ou localizando-os no mapa. É possível ainda obter informações detalhadas sobre as aeronaves.

Continue lendo para entender como utilizar o app.

O que é Flightradar24?

Flightradar24 é um sistema de rastreamento de voos. 

Nesse serviço, você pode rastrear qualquer voo comercial ao redor no mundo no flight radar. Além da localização da aeronave, você também pode rastrear outros detalhes do voo, como velocidade, altitude e muito mais. 

Ideal para quem viaja com frequência ou se interessa pelo assunto.

Como funciona o Flightradar24?

De interface simples, o app criado para que todos possam utilizar.

Existem alguns métodos para que você possa rastrear o voo que deseja. A maneira mais simples é usando o número do voo que você quer  rastrear. Mas existem outras opções, que iremos explicar a você:

Número do voo

Clique em “Buscar” na parte de cima do radar e preencha o número do voo. Você encontrará um menu estendido com seu voo. Clique no voo que você deseja rastrear e pronto, você passa a rastreá-lo em tempo real.

Aeroporto

Outra opção é rastrear seu vôo usando um aeroporto. De novo, clique no campo de busca na parte superior e preencha o aeroporto que você procura. É possível usar o nome do aeroporto diretamente ou, se preferir, a cidade em que o aeroporto está localizado. 

Depois, selecione o aeroporto no menu estendido. No lado esquerdo do flight radar você verá diversas informações do aeroporto. Incluindo as chegadas previstas ou realizadas no aeroporto neste dia. Se você deseja ver os aviões agendados para partidas ou que estão no solo, clique no ícone na parte inferior para “Partidas” ou “No solo”.

Use o mapa

Por fim, você também pode usar o mapa de voo para rastrear qualquer avião que desejar. 

No celular, segure o botão esquerdo do mouse para movimentar o mapa e a roda do mouse para aumentar ou diminuir o zoom. Caso você esteja usando seu celular ou tablet, use os dedos. No mapa, selecione qualquer aeronave para rastrear imediatamente. 

Ou você pode clicar em um aeroporto no flight radar.

Lembrando que ao acessar ‘“nos detalhes”, você encontra o nome do piloto, altitude do avião, hora de partida agendada e real, hora de chegada agendada e prevista, além de outros dados técnicos importantes do voo.

Qual o significado dos símbolos no fly radar?

Outra preocupação do Flightradar24 foi manter os símbolos de forma simples. 

Os símbolos amarelos são as aeronaves e os símbolos azuis são os aeroportos. Você pode distinguir o tamanho da aeronave pelo tamanho do símbolo. Além disso, diferentes tipos de aeronaves têm diferentes formas. 

Mas atenção, nem todos os aeroportos são mostrados em ícones azuis, apenas os aeroportos com voos de passageiros regulares e agendados são mostrados no mapa. Isso acontece devido ao grande número de aeroportos existentes no mundo, senão o flight radar seria coberto de ícones azuis.

Informações de usando o Flightradar24

As informações que podem ser rastreadas sobre voos e aeronaves dependem do seu plano de assinatura no Flightradar24. No total, existem 4 planos, indo do básico ao empresarial. Descubra qual é o ideal para você:

Plano Basic

(Gratuito)

O plano básico é o único gratuito. Para a maioria das pessoas que usa o serviço esporadicamente essa é a melhor opção. O plano básico possui a maior parte das informações e opções que um usuário eventual deseja, mas os anúncios não podem ser desabilitados. 

Os recursos mais importantes disponíveis são:

  • Rastreamento de voo ao vivo e Status de voo
  • Visualização 3D ampliada limitada
  • Registro e código Modo S da aeronave
  • Velocidade no solo, localização no GPS e rastreamento da aeronave

Plano Silver

(1.49$ por mês)

O plano Prata custa US$1,49 por mês e apresenta upgrades com relação ao plano básico. Esse pacote é voltado para entusiastas da aviação por causa do preço atrativo e dos consideráveis recursos adicionais. 

  • Sem anúncios
  • 3D ampliado ilimitado
  • Mais detalhes do voo e da aeronave
  • Alertas

Plano Gold

(3.99$ por mês)

Esse pacote é melhor para quem deseja saber tudo sobre um voo. 

  • Visão dos gráficos aeronáuticos
  • Visão de indicadores climáticos da aviação
  • Mais detalhes do voo
  • 3 usuários

Plano Business

(49.99$ por mês)

O pacote empresarial é um pacote amplo para pequenos e grandes negócios que desejam utilizar os serviços do Flightradar24 para fins comerciais. 

  • Camadas climáticas ao vivo
  • Camada de raios
  • Visão do aeroporto
  • Visão da frota

É possível ver informações sobre voos atrasados no Flightradar24?

Em alguns casos, é possível ver se um voo está atrasado, porém o motivo do atraso raramente é mostrado pelo serviço. A melhor maneira de verificar se um voo está atrasado é visitando o site do aeroporto em que a aeronave está partindo ou chegando.

App Flightradar24

Para os que amam usar aplicativos, viajam com frequência e se interessam por aviação, o serviço está disponível no Google Play e na App Store

O aplicativo tem mais de 40 milhões de downloads, com boas avaliações feitas pelos usuários. Tenha em mente que o app utiliza os mesmos recursos incríveis da versão web, mas apresenta um bônus extra. Quando você abre o aplicativo e aponta diretamente para uma aeronave, ela será automaticamente rastreada.

Os dados são coletados por diversos radares e satélites. É possível escolher se deseja visualizar o mapa de forma clássica em escala de cinza ou com fotos de satélites. Vale lembrar que nem todos os voos do mundo estão disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *