Diminuir a inflamação nas articulações, combater o câncer de próstata e facilitar a cicatrização de feridas. Esses são alguns dos benefícios da semente de sucupira, planta medicinal que é bastante utilizada em todo o Brasil, nos mais variados tipos de tratamentos.

Pertencente à família Fabaceae, a sucupira é uma árvore que possui propriedades medicinais, cujas sementes são utilizadas para a produção de chás e óleos, entre outros tipos de produtos popularmente usados para diferentes fins.
Essa planta com propriedades fitoterápicas pode ser encontrada em diversas regiões, nas quais é conhecida por nomes como Sicupira, Cutiúba, Sicupira-açu, Sicupira-do-cerrado, Sicupira-parda, Macanaíba e Fava-de-Sucupira, entre outros, conforme a localidade.
Principais benefícios da Sucupira
As propriedades medicinais da semente de sucupira abrangem ação anti-inflamatória, antioxidante, antirreumática e analgésica. Ela também possui ação antitumoral, o que leva muitas pessoas a usar a planta no combate ao câncer de próstata.
A lista de benefícios da semente de sucupira é bastante ampla, incluindo também a já citada diminuição da inflamação nas articulações, fazendo com que ela seja utilizada para tratar artrite, reumatismo, artrose e artrite reumatoide.

Veja outros benefícios da sucupira:
- Elimina impurezas do organismo;
- Alivia dores causadas por excesso de ácido úrico;
- Ajuda a curar cistos ovarianos e no útero;
- Combate as cólicas;
- Facilita a cicatrização de feridas na pele, cravos, eczemas e sangramentos;
- Retarda o envelhecimento precoce;
- Atua como antibiótico natural, para tratar amigdalite, resfriados, gripes e outras doenças comuns;
- Alivia diferentes tipos de dores, graças à ação anestésica;
- Ajuda na recuperação do organismo após atividades físicas intensas.
É importante ressaltar que alguns dos benefícios da sucupira não são comprovados cientificamente.
Como usar
Você pode usar a semente de sucupira de diferentes maneiras. Uma das mais conhecidas é o chá de sucupira. Para fazê-lo, você deve lavar 4 sementes e quebrá-las com um martelo. Em seguida, ferva as sementes em 1 litro de água por 10 minutos, coe e beba ao longo do dia.
Ela também pode ser usada das seguintes formas:
- Óleo de sucupira
- Sucupira em cápsulas
- Tintura de sucupira
- Extrato de semente de sucupira
Onde encontrar sucupira? As sementes e demais variações da planta são comercializadas em mercados, farmácias de manipulação e lojas especializadas em produtos naturais. Antes de começar a usar você deve consultar o médico e/ou especialista em produtos fitoterápicos, para evitar qualquer tipo de problema.
Contraindicações
Viu como há muitos benefícios da semente de sucupira? Apesar de todas essas vantagens oferecidas, ela possui algumas contraindicações. A sucupira não deve ser usada por gestantes, lactantes e menores de 12 anos. Pessoas com problemas renais ou no fígado precisam ter moderação ao usar esse remédio natural.

Outra informação importante é que a semente de sucupira não é liberada pela Anvisa, pois seus efeitos terapêuticos ainda não foram comprovados cientificamente, conforme já comentamos. Portanto, consulte sempre o seu médico ou um especialista antes de começar a usar o produto.