Semente de Sucupira – Quais os benefícios

Diminuir a inflamação nas articulações, combater o câncer de próstata e facilitar a cicatrização de feridas. Esses são alguns dos benefícios da semente de sucupira, planta medicinal que é bastante utilizada em todo o Brasil, nos mais variados tipos de tratamentos.

sucupira benefícios
Semente de Sucupira – Quais os benefícios (Foto: Pinterest)

Pertencente à família Fabaceae, a sucupira é uma árvore que possui propriedades medicinais, cujas sementes são utilizadas para a produção de chás e óleos, entre outros tipos de produtos popularmente usados para diferentes fins.

Essa planta com propriedades fitoterápicas pode ser encontrada em diversas regiões, nas quais é conhecida por nomes como Sicupira, Cutiúba, Sicupira-açu, Sicupira-do-cerrado, Sicupira-parda, Macanaíba e Fava-de-Sucupira, entre outros, conforme a localidade.

Principais benefícios da Sucupira

As propriedades medicinais da semente de sucupira abrangem ação anti-inflamatória, antioxidante, antirreumática e analgésica. Ela também possui ação antitumoral, o que leva muitas pessoas a usar a planta no combate ao câncer de próstata.

A lista de benefícios da semente de sucupira é bastante ampla, incluindo também a já citada diminuição da inflamação nas articulações, fazendo com que ela seja utilizada para tratar artrite, reumatismo, artrose e artrite reumatoide.

para que serve a semente de sucupira
O chá de sucupira é bom para aliviar dores nos ossos e articulações (Foto: Freepik)

Veja outros benefícios da sucupira:

  • Elimina impurezas do organismo;
  • Alivia dores causadas por excesso de ácido úrico;
  • Ajuda a curar cistos ovarianos e no útero;
  • Combate as cólicas;
  • Facilita a cicatrização de feridas na pele, cravos, eczemas e sangramentos;
  • Retarda o envelhecimento precoce;
  • Atua como antibiótico natural, para tratar amigdalite, resfriados, gripes e outras doenças comuns;
  • Alivia diferentes tipos de dores, graças à ação anestésica;
  • Ajuda na recuperação do organismo após atividades físicas intensas.

É importante ressaltar que alguns dos benefícios da sucupira não são comprovados cientificamente.

Como usar

Você pode usar a semente de sucupira de diferentes maneiras. Uma das mais conhecidas é o chá de sucupira. Para fazê-lo, você deve lavar 4 sementes e quebrá-las com um martelo. Em seguida, ferva as sementes em 1 litro de água por 10 minutos, coe e beba ao longo do dia.

Ela também pode ser usada das seguintes formas:

  • Óleo de sucupira
  • Sucupira em cápsulas
  • Tintura de sucupira
  • Extrato de semente de sucupira

Onde encontrar sucupira? As sementes e demais variações da planta são comercializadas em mercados, farmácias de manipulação e lojas especializadas em produtos naturais. Antes de começar a usar você deve consultar o médico e/ou especialista em produtos fitoterápicos, para evitar qualquer tipo de problema.

Contraindicações

Viu como há muitos benefícios da semente de sucupira? Apesar de todas essas vantagens oferecidas, ela possui algumas contraindicações. A sucupira não deve ser usada por gestantes, lactantes e menores de 12 anos. Pessoas com problemas renais ou no fígado precisam ter moderação ao usar esse remédio natural.

chá de semente de sucupira
O chá de semente de sucupira é muito popular (Foto: Freepik)

Outra informação importante é que a semente de sucupira não é liberada pela Anvisa, pois seus efeitos terapêuticos ainda não foram comprovados cientificamente, conforme já comentamos. Portanto, consulte sempre o seu médico ou um especialista antes de começar a usar o produto.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *