Alistamento Militar 2019 – Inscrições e Datas

O alistamento militar 2019 é um processo importante para a seleção de jovens para as Forças Armadas, entre as quais o Exército Brasileiro, contando com muitas vagas em todo o país. Se você vai se alistar nos próximos meses, não deixe de conferir as informações sobre inscrições e datas no post a seguir!

alistamento 2019
Alistamento Militar 2019 – Inscrições e Datas (Foto: Pixabay)

As Forças Armadas, que também incluem a Marinha e a Aeronáutica, abrem novas oportunidades para o ingresso de jovens todos os anos, por meio do alistamento militar obrigatório (primeira etapa de seleção), quando o jovem realiza seu cadastro na Junta de Serviço Militar.

Após o alistamento, o jovem pode ser dispensado ou seguir para as próximas etapas de seleção, constituídas pela Seleção Geral e Incorporação ou Matrícula. Trata-se de uma ótima oportunidade para quem deseja seguir a carreira militar.

Calendário Alistamento Militar 2019

Assim como em outros anos, a edição 2019 do alistamento militar obrigatório começa no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil de junho. Ou seja, os jovens obrigados a prestar o serviço militar têm seis meses para se apresentar e efetuar a inscrição.

alistamento presencial
Os jovens devem se alistar entre os meses de janeiro e junho (Foto: Reprodução Ministério da Defesa)

Dessa forma, o alistamento acontecerá de 2 de janeiro a 28 de junho, caso o Ministério da Defesa não faça nenhuma alteração nas datas do alistamento militar 2019. Já a Seleção Geral ocorrerá de julho a outubro.

As inscrições para o alistamento militar 2019 podem ser efetuadas na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima ou via internet, dentro do prazo mencionado acima.

Alistamento presencial e pela internet

Atualmente, existem duas maneiras de se alistar para prestar o serviço militar obrigatório. No caso do alistamento presencial, o jovem precisa comparecer à JSM localizada mais próxima à sua residência (veja os endereços no site do Exército ou verifique as informações junto à prefeitura da sua cidade).

Para realizar o alistamento 2019 presencialmente, você deve apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto (identidade, carteira de trabalho, passaporte etc)
  • CPF
  • Certidão de Nascimento
  • Comprovante de residência
  • 2 fotos 3×4 recentes
alistamento online 2019
Já é possível se alistar pela internet (Foto: Reprodução Ministério da Defesa)

Prefere se alistar pela internet? O alistamento online 2019 pode ser feito através do site http://www.alistamento.eb.mil.br/. Clique em “Quero me alistar”, preencha o formulário e informe o número do CPF para validação dos dados.

Para saber se foi dispensado ou selecionado para o serviço militar, basta acessar o site do alistamento, clicar em “Já me alistei” e verificar seu cadastro, lembrando que os detalhes sobre dispensa ou continuidade no processo seletivo geralmente ficam disponíveis após o fim do prazo de alistamento.

Quem deve se alistar

As inscrições alistamento militar 2019 são obrigatórias para os jovens do sexo masculino que vão completar 18 anos de idade até 31 de dezembro de 2019.

Quem se enquadra nesse perfil, mas não realiza o alistamento 2019, fica em débito com o Serviço Militar e está sujeito ao pagamento de multa e a outras penalidades (não pode usufruir de serviços públicos, tirar carteira profissional, inscrever-se em concursos públicos e matricular-se em estabelecimento de ensino).

É importante ressaltar que as mulheres não são obrigadas a se alistar. Caso queiram seguir a carreira nas Forças Armadas, elas podem ingressar através de concursos públicos ou voluntariamente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *