IPTU 2019 – Consulta Boleto, Parcelamento

As guias de pagamento do IPTU 2019 já estão disponíveis na maior parte do país, permitindo aos contribuintes se programarem melhor para quitar o imposto, inclusive aproveitando condições especiais, como descontos e parcelamento.

consultar valor iptu
IPTU 2019 – Consulta Boleto, Parcelamento (Foto: Pixabay)

O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado anualmente de pessoas físicas e pessoas jurídicas que são proprietárias de imóveis localizados em zonas urbanas, sejam apartamento, casa, sala comercial ou outro tipo de edificação. A cobrança fica a cargo das prefeituras municipais.

O dinheiro arrecadado com o IPTU vai para os cofres do município e pode ser utilizado de diversas maneiras, como por exemplo em melhorias para a população nos setores de educação, saúde, segurança, transporte e cultura, para custear despesas da administração e muito mais.

Como é calculado o IPTU

Tributo de esfera municipal, o IPTU apresenta valores diferentes em cada cidade do país. Mas a maneira de efetuar o cálculo do imposto é, basicamente, a mesma em qualquer um dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Para calcular o valor do IPTU, um dos pontos levados em consideração é o valor venal do imóvel, que equivale ao preço de mercado da propriedade se ela fosse colocada à venda e é definido com base na área do terreno, localização e idade da construção. Outro fator usado no cálculo é a alíquota do IPTU definida pela administração municipal.

calcular iptu
O valor venal do imóvel é usado no cálculo do IPTU (Foto: Pixabay)

Em geral, a alíquota varia conforme o tipo de imóvel. Na capital paulista, por exemplo, os imóveis residenciais têm alíquota entre 0,7% e 1,5%, enquanto os demais tipos de edificações apresentam alíquota de 1,1% a 1,9%. Para descobrir o valor do IPTU 2019 é só multiplicar o valor venal do imóvel pela alíquota do imposto em sua cidade.

Cabe ressaltar que alguns municípios oferecem isenção do IPTU para determinados tipos de construção e para proprietários que se enquadram em certos requisitos (é preciso verificar se há esse benefício em sua cidade e quais são as regras locais).

Consultar boleto IPTU 2019

Querendo saber quanto vai pagar pelo imposto e verificar a data de vencimento? Basta consultar o boleto do IPTU 2019, o que pode ser feito de várias maneiras. Uma delas é acessando o site da prefeitura da sua cidade (procure pela seção destinada ao imposto e digite as informações referentes ao imóvel ou ao proprietário).

calendário iptu 2019
Proprietários de imóveis devem ficar atentos ao calendário de pagamento (Foto: Freepik)

Outra forma de consultar IPTU 2019 é indo ao atendimento presencial da prefeitura para solicitar a emissão da guia de pagamento (também é necessário informar os dados cadastrais).

Em algumas cidades, a prefeitura envia o boleto do imposto para a casa do contribuinte. Por isso, fique atento à sua caixa de correspondência, e caso não receba o documento, entre em contato com a administração municipal.

Formas de pagamento do IPTU 2019

Assim como os valores, as formas de pagar o IPTU podem variar de uma cidade para outra. Em geral, o imposto é quitado à vista ou parcelado. Caso opte pelo pagamento em cota única, o proprietário tem direito a descontos.

Já quem optar pelo parcelamento do IPTU 2019 tem a possibilidade de quitar o imposto em até 11 vezes (o número de parcelas pode variar de um município para outro). Nesse caso, fique atento ao calendário do IPTU 2019 e pague em dia, pois o atraso resulta em juros.

Maiores detalhes sobre as formas de pagar IPTU também devem ser verificados junto à prefeitura local.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *