Sinesp Cidadão – Como funciona, consulta de placas

Você já ouviu falar do Sinesp Cidadão? Trata-se de um aplicativo que pode ser baixado nas plataformas Android e iOS.

Desenvolvido pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, o app permite o acesso de qualquer cidadão brasileiro aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania.

Entre os serviços do Sinesp, é possível checar o estado legal (ou seja: a situação de multas e outros tipos de débitos) de um veículo a partir dos dados de sua placa. Lembrando ainda que serviço é disponibilizado para carros e motos.

Dá para conferir se um veículo foi furtado ou clonado e se seu proprietário tem um mandado de prisão, o que evita percalços na hora de negociar uma compra ou resolver a delicada situação de um roubo. 

Para usar, basta estar conectado à internet para tirar dúvidas sobre o veículo que deseja consultar. Além disso, o aplicativo Sinesp Cidadão oferece o serviço de busca por mandados de prisão e pessoas desaparecidas, o que o torna um dos programas mais completos, feitos para atender à população.

Continue lendo para saber mais.

O que é Sinesp Cidadão

Lançado em 2014, com a função de identificar veículos com restrições envolvendo roubos e furtos, o Sinesp Cidadão é uma ferramenta de grande importância para a população.

Saiba que esse é um módulo desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Seu objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos a informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Como funciona o app?

Composto por dois módulos, nos quais o cidadão consegue realizar consulta de veículos e mandados de prisão, o aplicativo oferece praticidade e rapidez. Como já mencionamos, ele também ajuda na busca por pessoas desaparecidas em todo o país.

Você consegue coletar informações relacionadas à segurança pública, ao sistema prisional, à execução penal e ao enfrentamento do tráfico de drogas. Isso porque o software possibilita consultas investigativas, operacionais, estatísticas e estratégicas sobre segurança pública, justiça criminal e drogas.

Outro ponto importante é que o Sinesp Cidadão também contribui com os diagnósticos de criminalidade e a criação de políticas públicas. Além disso, promove a integração entre os agentes de segurança e a população.

Sinesp Cidadão: consulta de placas

Tenha em mente que a consulta de veículos é a principal função do aplicativo. Por meio dele, é possível consultar a situação de roubo ou furto de qualquer carro, caminhão ou moto, independentemente da parte do território nacional em que estejam localizados.

Através de uma checagem em tempo real, diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito, o cidadão consegue saber a situação do veículo de interesse a ser consultado. A referência é totalmente segura, tratando-se de uma interligação de dados com órgãos governamentais.

Para acessar os dados do Sinesp Cidadão, você só precisa ter as letras e os números que compõem a placa do veículo que se deseja consultar. Acessível em qualquer smartphone ou tablet, essa função do app já ajudou a recuperar mais de 200 mil carros, segundo o Ministério da Justiça.

Em resumo, essa é uma ótima ferramenta para a população, além de uma maneira bastante eficaz de coibir novos crimes envolvendo o extravio de automóveis.

Como usar o Sinesp Cidadão

Se você deseja usar a funcionalidade que envolve a busca de dados referentes a carros, motos ou similares de interesse, basta clicar no ícone “veículos” e digitar o número da placa. Assim, é possível saber se o automóvel em questão foi roubado ou clonado. Neste último caso, as características não coincidirão com as mostradas no veículo.

Caso realmente se trate de um automóvel extraviado, o mais indicado é ligar para o número 190, para que uma equipe seja direcionada ao local e cheque as informações. 

Como instalar o app

Como já dissemos, o aplicativo é compatível com tablets e smartphones. Ele está disponível para download no Google Play e na Apple Store.

Independente da plataforma escolhida, o Sinesp Cidadão é simples e intuitivo. Na primeira tela, estão disponíveis os ícones correspondentes aos tipos de consultas oferecidos pelo serviço — e você prontamente saberá como operar o sistema para proceder com a busca.

Importante para prevenir ações criminosas sobre veículos de uso particular, o Sinesp Cidadão atende uma necessidade importante de segurança pública do país, trazendo esperança para situações como roubo ou furto.

O que achou da dica? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.